O Ocidente é este lado do mundo, que gerou a Democracia Liberal e a máquina a vapor; os direitos civis e o iPhone; a constituição e as redes sociais. O

Redação Publicado em 30/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h38
O Ocidente é este lado do mundo, que gerou a Democracia Liberal e a máquina a vapor; os direitos civis e o iPhone; a constituição e as redes sociais. O Oriente, o lado de lá, criou a economia planificada e a Rota da Seda; a pólvora e o sputnik. O Ocidente mandou no Mundo a partir do século 16. Neste século, é o Oriente que passa a mandar. EUA e Europa são o Ocidente em declínio. A Rússia de Putin e a China de Xi Jing Pin, o Oriente em ascensão. Acredita-se que em 2023 a economia da China ultrapassará a dos EUA, e a Rússia será a 8a do mundo, no lugar hoje do Brasil.
O Brasil, que vivia na periferia de quem mandava, agora se vê do lado errado do Planeta.
Xi Jing Pin comanda uma economia planificada com tomada de decisão eficiente e eficaz, que definiu este ano no quê e quanto a China vai investir até 2030, e que o país será uma potência global bélica até 2050. Lá, numa semana erguem um edifício de humilhar a avenida Paulista. Construíram quase uma centena de portos neste século, enquanto o Governo brasileiro tem que aturar, por anos, TCU, MP e Judiciário ao tentar fazer um.
Putin comanda o que já é uma potência bélica. A Rússia tem muito petróleo e faz da Europa refém do seu gás. Se Putin fechar o registro, a Europa morre de frio e sua economia entra em colapso.
Os Governos do Ocidente, hoje, quando decidem bem, ouvem as partes afetadas e buscam consenso. Quando decidem mal, são influenciados pelos interesses contraditórios de grandes corporações privadas, da sociedade civil e de sua burocracia. Os interesses em conflito que mandam no Ocidente atrasam a tomada de decisão pelos seus Governos e impedem que estes mantenham um rumo claro para suas economias.
Tem-se dito que as redes sociais são responsáveis por fenômenos políticos como Trump nos EUA, a saída do Reino Unido da União Europeia e o apoio crescente a candidatos autoritários na França e na Alemanha. Faz também sentido enxergar, pela manipulação das redes sociais, o processo em curso de derrota da Democracia Liberal para atender à busca do Ocidente por condições de competir com a autocracia do Oriente.
Leia também

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

Mulher salva homem preso nos trilhos segundos antes da passagem de trem no Paraná

Novo vazamento de gás no Centro de São Paulo acende alerta após tragédia no Jaguaré

Instagram Plus chega ao Brasil por R$ 10 por mês e marca nova aposta da Meta em assinaturas

'Salário não está à altura do trabalho', diz ministro do STJ

Flávio Bolsonaro pede que STF declare Moraes suspeito em processos ligados a Vorcaro

Instagram Plus chega ao Brasil por R$ 10 por mês e marca nova aposta da Meta em assinaturas

Mulher é achada morta dentro de residência; companheiro teria admitido crime em mensagem enviada à família

Após críticas, Romário muda posição e passa a defender fim da escala 6x1