Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministro que liberou prisão domiciliar para Queiroz rejeitou outros 700 pedidos

O ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responspavel por conceder prisão domiciliar para Fabrício Queiroz,

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 26/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h35


Segundo levantamento do STJ, de 725 pedidos similares ao do ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, presidente do tribunal concedeu apenas 18

O ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responspavel por conceder prisão domiciliar para Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),  rejeitou 700 pedidos, dos 725 que chegaram à Corte em razão da pandemia da Covid-19.

Levantamento efetuado pelo STJ, a pedido do Portal G1, mostra que, até o último dia 20, o presidente do STJ atendeu a 18 dos 725 pedidos de presos formulados no contexto da pandemia, um dos quais o de Queiroz.

No último dia 9 de julho,  Noronha autorizou a transferência de Queiroz do complexo penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, para prisão domiciliar, por causa do tratamento contra um câncer.

Na decisão, Noronha argumentou que por pertencer a grupo de risco, Queiroz teria mais chances de contrair o novo coronavírus (Sars-CoV-2) na cadeia. Ele deixou o presídio no último dia 10. O ministro também determinou que a mulher de Queiroz, Márcia Aguiar, que estava foragida, cumprisse prisão domiciliar, para cuidar do marido.

“É de sabença geral que a crise mundial de Covid-19 trouxe triste e diferenciada realidade a ser enfrentada por todos, inclusive pelas autoridades judiciárias. Nesses tempos extraordinários, é preciso atenção redobrada com a saúde em nosso país e dessa preocupação não se podem afastar os riscos naturais do sistema penitenciário nacional – presídios cheios, casas de detenção lotadas, higiene precária”, escreveu o presidente do STJ na decisão.

Na última último dia 23, Noronha rejeitou um pedido do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos para conceder prisão domiciliar a todos os presos do Brasil que façam parte do grupo de risco para o novo coronavírus. O ministro argumentou que o pedido era genérico, por não tratar da situação específica de cada preso.

Fabrício Queiroz e a mulher são investigados no inquérito que apura o chamado esquema das “rachadinhas”, pelo qual funcionários do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro supostamente devolviam ao ex-assessor parte dos salários que recebiam.

IG
Compartilhe  

últimas notícias