Diário de São Paulo
Siga-nos

Mais de 5 mil brasileiros são presos tentando entrar nos EUA

Imagem Mais de 5 mil brasileiros são presos tentando entrar nos EUA

Redação Publicado em 29/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h17


Conforme mostra um levantamento divulgado pelo Departamento de Controle de Fronteiras (CBP), cerca de 165 brasileiros são barrados diariamente tentando entrar de forma irregular nos Estados Unidos (EUA) através da fronteira com o México.

No geral, mais de 200 mil pessoas arriscam suas vidas tentando entrar nos EUAtodos os meses. Especialistas associam o aumento de casos em relação a 2021 ao fato da eleição de Joe Biden para a presidência americana, já que ele sinalizava consentir com uma política migratória mais maleável do que o antecessor, Donald Trump.

Durante o mandato do ex-presidente americano, Trump, foi imposta uma regra migratória conhecida como ‘Título 42’, que concede liberdade para os agentes da fronteira negarem pedidos de asilo e, consequentemente, obriga os imigrantes a esperar o resultado da solicitação fora dos EUA.

A legislação americana permite o asilo de imigrantes se conseguirem comprovarem razões políticas, religiosas, de nacionalidade e etnia.

O assunto foi abordado após a tragédia ocorrida nesta semana em San Antonio, onde foi encontrado um caminhão com diversos imigrantes mortos dentro devido às más condições e ao calor. Até a última atualização desta matéria, 51 imigrantes morreram.

Compartilhe  

últimas notícias