Diário de São Paulo
Siga-nos

Homem é morto a tiros perto de protesto em Portland, nos EUA

Um homem foi morto a tiros na noite de sábado (29), no centro de Portland, nos Estados Unidos, próximo a um protesto antirracista. Segundo a polícia, não está

Homem é morto a tiros perto de protesto em Portland, nos EUA
Homem é morto a tiros perto de protesto em Portland, nos EUA

Redação Publicado em 30/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h44


Polícia investiga se a morte está relacionada a uma confusão com uma caravana pró-Trump que passava pelo local.

Um homem foi morto a tiros na noite de sábado (29), no centro de Portland, nos Estados Unidos, próximo a um protesto antirracista. Segundo a polícia, não está claro se a morte está relacionada a uma confusão que começou após a passagem de uma caravana pró-Trump pelo local.

“Os policiais de Portland ouviram sons de tiros entre a 3ª Avenida e a Rua Alder. Eles atenderam ao chamado e localizaram uma vítima com um ferimento à bala no peito. Um médico constatou que a vítima estava morta ”, disse o Departamento de Polícia em um comunicado.

Questionado por um repórter da agência Reuters se o tiroteio estava relacionado a confrontos entre manifestantes rivais na mesma área, um porta-voz da polícia afirmou ser “muito cedo para tirar esse tipo de conclusão”.

Segundo testemunhas, a vítima usava um boné com o símbolo do grupo Patriot Prayer, de extrema-direita. Integrantes do movimento já entraram em confronto com manifestantes em Portland em outras ocasiões.

Portland, no estado do Oregon, se tornou o epicentro de protestos antirracistas nos últimos meses após o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco.

As manifestações, que são frequentes na cidade desde 29 de maio, ganharam mais força nos últimos dias depois de um novo episódio de violência policial, desta vez em Kenosha, onde outro homem negro, Jacob Blake, foi baleado 7 vezes pelas costas por um policial.

Caravana pró-Trump

Caravana pró-Trump chega a Portland, nos EUA, na tarde deste sábado (29).  — Foto: Dave Killen/The Oregonian via AP

Caravana pró-Trump chega a Portland, nos EUA, na tarde deste sábado (29). — Foto: Dave Killen/The Oregonian via AP

Mais de 600 veículos de apoiadores do presidente e candidato à reeleição Donald Trump chegaram a Portland na manhã de sábado, e à tarde começaram a se deslocar até a região central da cidade. Os manifestantes antirracistas tentaram impedir a caravana, ficando na rua e bloqueando pontes.

Vídeos postados em redes sociais mostram apoiadores de Trump atirando bolinhas de paintball nos manifestantes e usando spray de pimenta, enquanto ativistas jogavam objetos contra os carros da caravana pró-Trump.

O tiroteio ocorreu pouco antes das 21h (1h de domingo no horário de Brasília), várias horas depois que a caravana começou a chegar a Portland.

.

.

.

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias