Diário de São Paulo
Siga-nos

Dia de São Pedro: decubra como o santo pode ajudar a fortalecer a fé

Imagem Dia de São Pedro: decubra como o santo pode ajudar a fortalecer a fé

Publicado em 29/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h20 Redação


Conhecido como o “santo das chuvas”, São Pedro foi um pescadorque emprestou seu barco a Jesus Cristo para ele pregar à uma multidão de pessoas. Conta a cultura católicaque, São Pedro teria ainda recebido as chaves do Reino dos Céus que simbolizam a autoridade que ele recebeu pelo próprio Jesus CristoO Santo foi considerado o primeiro Papa, príncipe dos apóstolos e padroeiro dos pescadores, porteiros e pedreiros.

Trajetória

Simão, mais conhecido como São Pedro, nasceu na Galileia e trabalhou como pescador ao lado de seu pai e de seu irmão, o apostolo André. Certo dia, desapontado por não ter obtido sucesso na pesca, encontrou-se com Jesus, que lhe pediu emprestado um de seus barcos para levar a palavra de Deus a uma multidão. No final da pregação, Jesus insistiu para que Simão tentasse pescar mais uma vez, mesmo cético quanto ao resultado do pedido, ele concordou em tentar e, para a surpresa de todos que ali estavam, Simão retornou com todas as redes cheias de peixes.

Neste dia, Jesus Cristo o nomeou como Pedro. Assim como cita o Evangelho de Mateus, no capítulo 16: “por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus“.

Mesmo testemunhando milagres e grande feitos de Jesus, na hora da Paixão, Pedro negou Cristo três vezes. Na descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, o Senhor tornou Pedro um pregador do Evangelho, mostrando que o poder divino estava em sua vida.

Ele é considerado o primeiro Papada história porquê quando foi mandando para Roma, levou seus conhecimentos cristãos para muitas pessoas e, assim, construiu uma comunidade da qual se tornou bispo. Por ser denominado como o primeiro bispo de Roma, foi reconhecido como o primeiro Papa da história.

Orações a São Pedro

Para fortalecer a fé

“São Pedro apóstolo, por Jesus eleito para ser o rochedo sobre o qual se havia de construir a verdadeira igreja, abençoai e protegei o papa, os bispos e os cristãos do mundo inteiro. Concedei-nos uma fé autêntica e um grande amor à igreja. Amém.”

PUBLICIDADE

Pedido por proteção

“São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom mestre; mas as vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande santo, dai-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim o estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino do céu. São Pedro, abençoai o papa, protegei toda a igreja, confirmai os irmãos na fé. Amém.”

Prece a São Pedro

“Apóstolo Pedro, de personalidade forte, impulsiva, totalmente fiel aos seus preceitos religiosos, bondoso e arraigado às palavras de Cristo, clamo a vós, já que estou numa fase difícil de minha vida e, creio que podes me orientar nesta cura divina (faça o pedido). Assim como tens a chave do céu, abra a minha alma para aceitar os vossos pensamentos maravilhosos. Se for atendido em meu pedido, darei glória incessantemente e prometo divulgar os seus milagres a todos os seres que necessitarem. São Pedro, rogai por nós!”. Reze um Pai-Nosso e um Credo.

Simpatia de São Pedro

Para acabar de vez com os problemas:

Abra a bíblia no Salmo 123 e leia-o em voz alta. Depois, anote a dificuldade pela qual está passando em um papel e coloque-o na página do salmo. Feche a bíblia e diga: “Pedro, Pedro, Pedro, a chave do céu é vossa, portanto, ajude-me no que estou necessitando. Assim seja”. Só retire o papel de lá quando resolver o que precisa.

Compartilhe