Diário de São Paulo
Siga-nos

Devemos manter nossos Valores e Princípios onde podemos alcançá-los

Imagem Devemos manter nossos Valores e Princípios onde podemos alcançá-los

Publicado em 06/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h01 Redação


A mitologia Grega nos fala de Anteu, um semigigante, que era filho da Mãe-Terra, Gaia, e Poseidon, o deus do mar. Ele forçava as pessoas que atravessavam suas terras a lutar com ele. Sua técnica de luta era simplesmente esmagar as pessoas. Anteu queria edificar um templo em homenagem ao seu pai Poseidon, utilizando os crânios das vitimas. Era considerado imbatível, porém ele tinha um segredo: sua força vinha do contato dele com sua mãe, a terra. Ele perdia seus poderes caso fosse erguido no ar. Hércules foi designado para derrotar Anteu. Hércules o levantou do chão e o esmagou.

Neste tempo de “curtidas e visualizações digitais” as quais nos definem como pessoas de influência ou não, fomos resumidos a um modelo de obsolescência programada. Nossos Valores e Princípios estão sendo colocados à prova a cada minuto.

Valores são as coisas pelas quais daríamos a nossa vida, Princípios são as maneiras com as quais iremos preservar as coisas pelas quais daríamos a nossa vida, ou seja, nossos Valores.

Temos um pouco de Anteu, quando somos afastados do solo de nossos Valores e Princípios, ficamos vulneráveis, fáceis de ser conduzidos a caminhos nebulosos e prontos para que o mundo nos esmague com um movimento.

Quando criança eu estudava o primário numa escola do SESI, Serviço Social da Indústria no bairro de Vila Prudente. Toda manhã a caminho da escola eu passava em frente um bar e ouvia os seguintes gritos: “sai um pingado, sai outro pingado…” Este garoto com sete anos ficou curioso com este tal de pingado que todos pediam naquele bar. Um dia sai mais cedo de casa, parei no bar e disse ao homem atrás do balcão: sai um pingado. Ele prontamente colocou um copo daqueles da Nadir Figueiredo a minha frente com o pingado. Olhei tomei e pensei: eu estava tão curioso com este tal de pingado e minha mãe me serve todos os dias à mesma coisa no café da manhã. Eu estava ali dando valor para algo que tinha na minha casa todos os dias, só não sabia que chamava pingado.

Muitos erros que cometemos ocorrem por não termos informações suficientes sobre algo ou alguém, ou mesmo por um fato que gerou ausência de conhecimento.

A existência é um desafio evolutivo permanente, desafios são o oxigênio de muitas de nossas conquistas, saber lidar com eles é que vai definir nosso resultado como pessoas.

Tenha uma crença solida, não coloque seus problemas na frente de sua fé, coloque sua fé diante de seus problemas, defina uma direção e represente algo.

Cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do nosso futuro que não irá existir, não se importe com as criticas contra seu jeito de ser, isto é um sinal que você está indo além da fronteira dos comuns.

Pela Lei Universal da Termodinâmica, o grau de desordem sempre aumenta o dispêndio de nossa energia. Quando quebramos um vaso gastamos mais energia para recolher os cacos do que quando o quebramos. Temos de ser como as máquinas de movimento perpétuo, utilizando a energia que geramos para nosso próprio movimento. Aquelas geringonças de bolinhas batendo uma na outra que se alguém não as interromper não param.

Defina quais são seus Valores e Princípios, não se afaste deles por nada, nem mesmo quando tudo parecer perdido, aceite sua condição como ser humano e pessoa na sociedade, sem que sua definição seja pelas coisas que possui ou deixa de possuir, mas sim pela sua conduta ética.

Compartilhe