Diário de São Paulo
Siga-nos

Brutalidade com os animais assusta moradores de condomínio de luxo em Rio Preto

Primeiro dois gatos foram encontrados mortos, mas no dia seguinte, encontraram mais oito.

Brutalidade com os animais assusta moradores de condomínio de luxo em Rio Preto
Brutalidade com os animais assusta moradores de condomínio de luxo em Rio Preto

Redação Publicado em 23/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h25


Segundo moradores do condomínio de luxo Damha 1 em Rio Preto, mais de dez  gatos foram envenenados nas últimas semanas.

Um fato chocante assombrou os moradores de um condomínio de luxo em São José do Rio Preto na última semana.
Foram encontrados mais de 10 gatos mortos por envenenamento. Os gatos pertenciam a vários condôminos.

Primeiro dois gatos foram encontrados mortos, mas no dia seguinte, encontraram mais oito.

Uma faixa foi estendida na portaria do condomínio com um aviso sobre o crime.

Uma moradora disse que não entende qual o motivo essa pessoa teria para matar os gatos, já que eles não causavam nenhum problema.

Ainda não se tem conhecimento sobre quem foi o responsável pelo crime.

Envenenar animais é crime

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS

Não é raro um animal doméstico, cão, gato, etc ingerir um produto que possa causar-lhes intoxicação. O ideal é sempre prevenir pois são inúmeros os produtos de uso doméstico que são tóxicos para seu pet. Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária, chocolates, detergentes, fertilizante, lustra-móveis, medicamentos humanos, limpadores de forno, etc. Apesar de todos os cuidados que temos em casa, há ainda os perigos externos e os casos de envenenamento devido ao uso irresponsável de raticidas.

Compartilhe