Dados levantados pelo colunitsa Jamil Chade, do UOL, apontam que o governo brasileiro não paga há 2 anos a dívida com a Organização Mundial da Saúde (OMS) . O

Redação Publicado em 11/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h15
Dados levantados pelo colunitsa Jamil Chade, do UOL, apontam que o governo brasileiro não paga há 2 anos a dívida com a Organização Mundial da Saúde (OMS) . O Brasil deve cerca de US$ 32 bilhões à agência de saúde. A organização tem um rombo orçamentário na casa US$ 310 milhões.
O governo brasileiro pagou em 2020 a dívida referente ao ano de 2018. Em declaração à coluna de Chade o Ministério da Economia justificou que “nos últimos anos, as leis orçamentárias anuais não lograram contemplar a integralidade dos compromissos junto às mais de 100 instituições internacionais a que o Brasil é associado”, afirma.
Somente os Estados Unidos supera a dívida do Brasil. Os norte-americanos devem cerca de R$ 200 milhões. Sob o governo Donald Trump , os EUA iniciaram uma cruzada contra a OMS durante a pandemia.
O pagamento da OMS não é voluntário. Ao se tornar signatário dos acordos da entidado o país se compromete a pagar uma contribuição anual, com base na sua economia. Se um país ficar mais de 2 anos sem pagar a contribuição, o governo perde o direito de voto nas decisões da organização. A dívida do Brasil se arrasta desde o governo Dilma.
.
.
.
IG
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa