Diário de São Paulo
Siga-nos

25 de Março tem lojas cheias no 1º fim de semana sem restrições de funcionamento

As lojas da Rua 25 de Março, um dos principais centros de comércio da capital paulista, registraram movimentação intensa neste sábado (30), o primeiro sem

25 de Março tem lojas cheias no 1º fim de semana sem restrições de funcionamento
25 de Março tem lojas cheias no 1º fim de semana sem restrições de funcionamento

Redação Publicado em 30/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 19h23


Movimentação foi intensa na manhã deste sábado (30). Consumidores estavam em busca de fantasias de Halloween. Na quinta, gestão municipal liberou estabelecimentos para operarem sem distanciamento social e com capacidade máxima.

As lojas da Rua 25 de Março, um dos principais centros de comércio da capital paulista, registraram movimentação intensa neste sábado (30), o primeiro sem restrições desde o início da pandemia.

Por volta de 9 horas, era possível identificar diversos estabelecimentos da Alameda Porto Geral cheios de consumidores. A procura maior era por fantasias de Halloween.

Na quinta-feira (28), a Prefeitura determinou em seu Diário Oficial a liberação dos controles para contenção do novo coronavírus. Assim, lojas, bares e restaurantes podem receber 100% de sua capacidade – o uso de máscaras segue obrigatório.

Os lojistas da região estimam a presença de 100 mil pessoas neste final de semana.

Segundo a União dos Lojistas da 25 de Março, a expectativa é de que 100 mil pessoas passem pela principal loja de comércio popular de São Paulo durante este final de semana.

O Halloween, comemorado tradicionalmente em 31 de outubro, surge como principal incentivo para as compras, que apresentam crescimento neste mês. O otimismo se destacava nas lojas de fantasia.

As perspectivas positivas para o fim de semana contrastam com números de outros tempos. Antes das restrições de circulação impostas pela Covid, o comércio local recebia entre 700 mil e 1 milhão de pessoas em média ao dia neste período do ano.

Lojas na 25 de Março, em SP, registram grande movimento no primeiro final de semana sem restrições na capital

Lojas na 25 de Março, em SP, registram grande movimento no primeiro final de semana sem restrições na capital

A pandemia impactou o comércio da 25 de Março. Desde segundo trimestre de 2020, cerca de 35% das 4,8 mil lojas da região fecharam, o que representa aproximadamente 1,7 mil empreendimentos.

Apesar das cicatrizes causadas pela Covid, as vendas apresentam melhora. Em toda a capital, a primeira quinzena de outubro registrou crescimento de 34% nas vendas do comércio, puxada pelo Dia das Crianças, comemorado no dia 12.

O fim das restrições de circulação vale para lugares ou eventos até 500 pessoas. Acima desta capacidade é preciso apresentar comprovante vacinal com ao menos uma doses.

Para jogos de futebol, a regra é mais rígida, com necessidade de o ciclo vacinal estar devidamente atualizado – seja com duas doses ou vacina de dose única e, para idosos, também estar em dia com a imunização de reforço.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias