Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação do caso

'Vaca louca': Ministério da Agricultura confirma caso da doença no Brasil

A doença, que atinge o cérebro dos bovinos, pode ser transmitida aos seres humanos por ingestão de carne contaminada

O Ministério da Agricultura confirmou o diagnóstico da doença conhecida como ''mal da vaca louca'' no Pará - Imagem: reprodução I Freepik
O Ministério da Agricultura confirmou o diagnóstico da doença conhecida como ''mal da vaca louca'' no Pará - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 23/02/2023, às 14h29


Na tarde desta quarta-feira (22), o Ministério da Agricultura confirmou o diagnóstico da doença conhecida como ''mal da vaca louca'', em um caso isolado que está sendo investigado em uma pequena propriedade no Pará, estado do Brasil.  

As primeiras suspeitas aconteceram nesta segunda-feira (20). De acordo com o portal CNN Brasil, a informação foi confirmada após os resultados de exames laboratoriais serem divulgados pelo ministro Carlos Fávaro ao presidente Luiz Inácio Lula (PT).

Entretanto, desde o início, o ministro confirmou que foram tomadas as medidas precisas para evitar maiores danos à população e exportação brasileira. O animal doente, que não era criado em regime de confinamento, foi localizado, abatido e a fazenda foi interditada pelo governo. 

Além disso, por causa da confirmação da doença, a partir desta quinta-feira (23), o Ministério da Agricultura tomou a decisão de suspender as exportações de carne bovina brasileira para a China, conforme informações do portal R7.

Essa enfermidade afeta o cérebro dos bovinos adultos e pode haver transmissão para os seres humanos se houver ingestão da carne contaminada. Por ser um risco, análises do animal foram extraídas e levadas para laboratórios internacionais, que dirão se o caso é atípico ou não. 

''Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação, e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne'', comentou Carlos em um comunicado. 

Compartilhe  

últimas notícias