Diário de São Paulo
Siga-nos
Mistério!

Homem perde metade do rosto por fungo carnívoro gerado pela covid-19; entenda a doença

O paciente percebeu a doença quando sentiu os dentes moles e as gengivas infeccionadas

O caso surgiu durante período de vulnerabilidade imunológica provocado coronavírus. - Imagem: Reprodução/Journal of Medical Cases
O caso surgiu durante período de vulnerabilidade imunológica provocado coronavírus. - Imagem: Reprodução/Journal of Medical Cases

Mateus Omena Publicado em 03/03/2023, às 18h05


Um homem de 37 anos perdeu uma parte do rosto após contrair um fungo agressivo durante um período de baixa imunidade causada pela covid-19.

O homem, cuja identidade não foi revelada, ficou internado com um quadro de diabetes durante o período de vulnerabilidade imunológica provocado coronavírus. O caso aconteceu no Irã e foi divulgado ao público nesta sexta-feira (3), segundo o Journal of Medical Case Reports.

Após receber alta da covid-19, o paciente percebe os dentes moles e as gengivas infeccionadas. Ele tomou antibióticos prescritos por um dentista, mas os medicamentos não resolveram o problema e ele foi até um hospital, onde recebeu um diagnóstico de sinusite.

Por outro lado, quando foi atendido por um especialista em infecções gengivais, o paciente descobriu que havia sido infectado por um fungo carnívoro, causador de uma condição chamada “mucormicose”.

A doença geralmente infecta pacientes com baixa imunidade e pode levar à morte. De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), ela é causada por um tipo de mofo encontrado no solo, que, quando inalado, ataca os pulmões e se espalha pela face e pelo cérebro do hospedeiro.

Os médicos da Universidade de Ciências Médicas de Teerã descobriram que o fungo já havia alcançado os ossos da face do homem, incluindo sua boca e cavidades nasais. Ele teve 12 dentes e outros ossos da face removidos por cirurgiões plásticos para que a infecção não se espalhasse pelo restante do rosto.

De acordo com o Journal of Medical Case Reports, após a cirurgia, o paciente foi tratado com medicamentos antifúngicos e se recuperou sem sintomas de reinfecção. Ele também deve receber uma cirurgia de reconstrução do rosto. 

Compartilhe  

últimas notícias