Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Feliz Aniversário PUCSP

PUCSP - Imagem: Reprodução/ Redes sociais
PUCSP - Imagem: Reprodução/ Redes sociais
Rodrigo Sayeg

por Rodrigo Sayeg

Publicado em 22/08/2023, às 06h24


Hoje fazemos 77 anos de relevantes serviços prestados à nação brasileira.

Aos 22 de agosto de 1946, a PUCSP foi fundada a partir da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (fundada em 1908) e da Faculdade Paulista de Direito.

Na fundação da Universidade Católica de São Paulo, a missão era formar lideranças católicas e os filhos da elite paulista.

No início do ano seguinte, o Papa Pio XII concedeu à Universidade Católica o título de Pontifícia e nomeou como primeiro grão-chanceler da instituição o cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, um excepcional ser humano, pessoa que o meu pai adorava.

Meu pai dizia, “Ricardo, você vai estudar Direito na PUCSP, a abençoada Universidade do Dom Carmelo Mota”.

Arcebispo de São Paulo, o cardeal Mota foi fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP.

Hoje, a PUCSP é seguramente uma das melhores universidades brasileiras e do mundo, conforme rankings de consultorias internacionais especializadas.

Nossa reputação acadêmica e científica é nacional e global. Somos reconhecidos no Brasil e no mundo inteiro.

Este nosso reconhecimento nacional e internacional confirma nossa PUCSP como patrimônio cultural e científico do Brasil.

De fato, somos uma instituição de ensino superior humanista, fantástica, vanguardista e dominadora das áreas do conhecimento, onde vale a pena pesquisar, estudar e fazer ciência.

Somos uma Universidade de ponta que se propõe a investigar e formular conhecimento novo para o desenvolvimento nacional e o avanço civilizacional. 

Afamados como diferenciados porque somos a Escola do Livre Pensamento, onde todos têm liberdade acadêmica para investigar e desenvolver aquele objeto que o espírito científico de seus quadros, de altíssimo nível, reclama. 

Na PUCSP não existe discriminação ou preconceito. O inusitado e o disruptivo são parte da nossa mentalidade.

Sou testemunha de que de dentro da PUCSP emerge muita e valiosa contribuição em prol do progresso cultural e da ciência na nossa nação e para a humanidade, principalmente, sob o ponto de vista humanista, que é seu eixo forte e determinante.

Lembro de meu pai insistindo que eu estudasse Direito na PUCSP, que ele admirava tanto. Tinha 15 anos de idade e já sabia que estudaria lá. Quando, em 1985, passei no vestibular com 17 anos, meu pai chorou de alegria e foi me matricular na primeira hora, nela, na mítica Faculdade de Direito da PUCSP.

De lá pra cá, nela me graduei, me titulei Mestre, Doutor e Livre-Docente; e, hoje, com 56 anos de idade, após 38 anos ininterruptos de PUCSP, professor da casa, posso dizer que vale muito a pena ser filho da PUCSP, e que nela estar convivendo com acadêmicos incríveis, como nossa Magnifica Reitora Maria Amália e os notáveis Professores da minha poderosa Faculdade de Direito, cujo Diretor é o Professor Dr. Vidal Serrano, na pessoa de quem cumprimento todos os demais amados docentes da nossa escola.

Nossos funcionários, que na pessoa da Cidinha, minha eterna amiga, cumprimento a todos, são igualmente maravilhosos, comprometidos e eficientes.

A propósito, falando de PUCSP, amo muito meus alunos e minha equipe científica de orientandos, eles são os melhores e serão os grandes nomes do futuro do Brasil. O sucesso deles será o meu sucesso!

Aliás, meu filho Rodrigo, que em seu Mestrado nos USA recebeu o Prêmio Zuckerman (Excelência Acadêmica) oportunidade em que vi centenas de norte-americanos o aplaudir de pé, se gradou em Direito na PUCSP.

Leopoldo, meu segundo filho, também faz PUCSP, hoje estuda no Mestrado em Direito sob a orientação do excepcional Professor Dr. Cristiano Jorge.

Quando os matriculei, tal como meu pai, também chorei …

Compartilhe  

últimas notícias