Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Eterno Discípulo – Tributo ao Professor Arruda Alvim

José Manoel de Arruda Alvim Netto. - Imagem: Divulgação
José Manoel de Arruda Alvim Netto. - Imagem: Divulgação
Ricardo Sayeg

por Ricardo Sayeg

Publicado em 21/03/2023, às 07h33


Sou eterno discípulo do Professor Arruda Alvim e fui orientando da Professora Thereza, sua esposa.

Natural de São Paulo - Capital, o Professor Titular Dr. José Manoel de Arruda Alvim Netto, lotado no Departamento de Direito Civil e Processual Civil da nossa querida e poderosa Faculdade de Direito da PUCSP, foi para os braços do criador no dia 1 de setembro de 2021, aos 85 anos de idade.

José Manoel nasceu em 2 de maio de 1936. Tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela nossa amada Faculdade Paulista de Direito da PUCSP, turma de 1960. Trabalhou como Advogado e Procurador da Fazenda antes de ingressar na Magistratura, em 1979, pelo 5º Constitucional para o 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Foi promovido ao posto de Desembargador em 1981 e se aposentou em 1984. Desde então voltou a atuar como Advogado e Consultor Jurídico. É reconhecido no Brasil e no Exterior, tendo inúmeros trabalhos publicados lá e cá. Foi Livre-Docente e Doutor em Direito pela PUCSP, onde foi Professor Titular de Direito Civil e Coordenador da Área de Direito Processual Civil. Lecionou até seu falecimento na PUCSP, desde 1971, foram 50 anos de notáveis serviços prestados à ciência jurídica nacional. Deixou um precioso legado.

Por ocasião de seu falecimento, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, divulgou nota de pesar:

"O Supremo Tribunal Federal recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do Professor José Manoel de Arruda Alvim Netto. O jurista e acadêmico, que edificou a escola de processo civil da PUCSP, foi um notável estudioso e formou gerações de processualistas Brasil afora. Será sempre lembrado por ter seu pensamento convertido em leis e por ter impactado a jurisprudência nacional. Como é o traço de grandes personalidades, Arruda Alvim foi um homem de elegância maior, amável e admirado por todos. Deixo aqui palavras de consolo à família, em especial à esposa Thereza Arruda Alvim e aos filhos, Teresa Arruda Alvim e Eduardo Arruda Alvim. As memórias do Professor Arruda Alvim serão eternas.

Ministro Luiz Fux - Presidente do STF” 

Não cheguei a contar, mas no seu sepultamento foram dois caminhões de coroas de flores, eram dezenas e dezenas e dezenas ..., demonstrando o enorme pesar, respeito, admiração e estima ao Professor por parte de toda comunidade.

De minha parte fui abençoado por Deus pois pude conviver com o Professor na intimidade de seu lar.

Toda vez que chegava na casa dele, fazia questão de cumprimentá-lo com um beijo na testa << creio que centenas de beijos foram dados >> com quem tive o privilégio de receber ensinamentos valiosos tanto no direito, mas, principalmente, para a vida.

Me apoiava quanto à teoria do Capitalismo Humanista e prefaciou meu livro Fator CapH escrito em conjunto com o Professor Dr. Titular Wagner Balera.

Enfim o amava e devo muito a ele, o qual jamais será esquecido por este discípulo.

É que Deus me abençoou me presenteando com um irmão da vida, meu grande amigo e eterno aliado, o Professor Dr. Eduardo Arruda Alvim << Dudu >> a quem amo muito, como se fosse da minha carne e do meu sangue.

Através do Dudu ganhei uma família, especialmente uma irmã, a Teresa << Didi >> a quem também tenho a mesma estima, assim como, a cobertura e proteção do Professor José Manoel e da Professora Thereza. Eles são a família Gracie do direito, sorte minha ...

Tive a honra de ver com o Dudu e com ele o Professor José Manoel lutar as nossas lutas, minhas e do Dudu. Ombrear com eles ...

Professor José Manoel seu espírito vive entre nós. Tu és imortal. Minha gratidão eterna por ser substância do que me define. Te amo Mestre e nunca o esquecerei. O Senhor e seu coração de Leão.

Como seu discípulo no direito e na física quântica aplicada, posso dizer: somos um!

Seu eterno discípulo Ricardo Sayeg

Compartilhe  

últimas notícias