Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Desagravo ao Amado Professor Ives Gandra

Ives Gandra. - Imagem: Divulgação
Ives Gandra. - Imagem: Divulgação
Ricardo Sayeg e Rodrigo Sayeg

por Ricardo Sayeg e Rodrigo Sayeg

Publicado em 20/06/2023, às 09h00


Notório que um dos mais consagrados e renomados constitucionalistas brasileiros, aqui e no exterior, é o Professor Ives Gandra da Silva Martins. Formado em 1958 pela Universidade São Paulo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Professor Emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Superior de Guerra - ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e RS, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO - SP; Presidente Emérito da Academia Paulista de Letras-APL e ex presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP. Publicou em 21 países, mais de 400 livros e estudos individuais e em coautoria. 

O sábio e experiente Professor Ives, hoje com seus 88 anos de idade, plenamente lúcido, é a voz forte da interpretação constitucional e da cidadania. Seus poderosos pronunciamentos falam alto e repercutem com intensidade em todo País.

Firme e corajoso, um verdadeiro herói da pátria, nunca se intimidou ou se enebriou pelo Poder. Nada cala o Professor quando é hora de falar. Ele jamais deixou ou se omitiu em cumprir sua sagrada missão de se fazer presente e orientar o Brasil e os brasileiros quanto aos ditames da Constituição Federal a serem seguidos.

Patrimônio imaterial da República, o Professor Ives é a trincheira animata da cidadania. Em sua magnífica trajetória, firmou-se como o guardião dos mais sagrados valores de nossa Nação e a face mais bela de nossa identidade nacional.

Faixa preta em Artes Marciais. Seguramente representa o augusto defensor da democracia brasileira, membro do povo, sem jamais ter tido qualquer cargo público. O Professor Ives é povo e como povo, nunca participou do Poder Estatal embora tivesse recebido inúmeros convites.

O que o Brasile o povo brasileiro sempre testemunharam foi o Professor Ives defendendo e edificando a democracia.

Entretanto, acaba de ser ilegal e injustamente alvo de um unilateral ataque, irresponsável e descontextualizado, que deturpa sua notória e irretocável postura de professor para com os alunos das escolas onde leciona, no sentido de pretensamente haver orientado uma suposta conspiração antidemocrática. Isto não é verdade!

Jamais o Professor Ivesteve qualquer envolvimento com supostos atos contra a ordem e o estado de direito. O ocorrido e deturpado, trata-se apenas de respostas teóricas e acadêmicas dadas (documentadamente por e-mail) a um aluno do exército, em maio de 2017, versando sobre questões constitucionais, as quais não incitaram qualquer tipo de conduta golpista ou que afrontasse o respeito à nossa ordem constitucional.

Esta mesma resposta, o Professor Ives já mantinha publicada até antes de 2010 em seus “Comentários à Constituição do Brasil”, pela Editora Saraiva. Ademais serenando o Brasil, no momento mais delicado, o Professor publicou no CONJUR, aos 28 de novembro de 2022, artigo em que categoricamente afirma “com tranquilidade, que não há nenhuma possibilidade de ruptura institucional, devendo os resultados das eleições serem respeitados.”

Enfim, está mais do que comprovada a injustiça e ilegalidade do vergonhoso ataque ao nosso Professor. O Professor Ives é um gigante da democracia e este vil ataque, baixo e rasteiro, não vence a sola de seu calçado.

Contudo, se ousam atacá-lo é porque a democracia e a nossa liberdade estão sob ataque. Cabe a todos nós, pessoas de bem, defender nossa Nação, concretamente a trincheira da cidadania que o Professor Ives significa. Todos estão conclamados a prestar apoio e desagravá-lo!

Aqui e agora, formal e solenemente, eu e minha linhagem prestamos apoio e desagravamos este monumento da democracia que é o amado Professor Ives Gandra da Silva Martins. Mestre, hoje e sempre, conte conosco ao seu lado!

Compartilhe  

últimas notícias