Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

As Legatárias de Glória Maria

Glória Maria. - Imagem: Divulgação / TV Globo
Glória Maria. - Imagem: Divulgação / TV Globo
Ricardo Sayeg

por Ricardo Sayeg

Publicado em 07/02/2023, às 08h47


Segundo pesquisa na presente data na Enciclopédia Livre Wikipédia, a jornalista Glória Maria nasceu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Graduada pela PUC-Rio, na década de 1960, foi princesa do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. De acordo com Bira Presidente, ela conseguiu seu primeiro emprego quando foi, junto com o bloco, apresentar-se no programa do Chacrinha, na TV Globo. Após a apresentação, conseguiu um estágio na emissora, já que tinha concluído o curso superior. "O Chacrinha pedia sempre para eu levar a rainha e a princesa do bloco ao programa. Lá, a Glória comentou que precisava fazer um estágio, e ele gostou dela", recorda Bira.

Foi efetivada no departamento de jornalismo e sua primeira reportagem para a TV Globo foi em 1971. Não demorou muito para tornar-se âncora da emissora, apresentando vários programas jornalísticos como RJTV, Jornal Hoje e Fantástico.

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos, como o deserto do Saara e a Palestina. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982.

Fez entrevista com grandes estrelas como Michael Jackson; e, com outras celebridades como Freddie Mercury, Madonnae Mick Jagger.

Outro momento especial de sua carreira, foi seu encontro com o poeta Carlos Drummond de Andrade, do qual resultou uma entrevista em 1984.

Enfim, como se vê nos dados que constam como biografia de Gloria Maria na Wikipédia, esta mulher negra incrível, linda e sensual, foi ícone no jornalismo brasileiro e, de fato, marcou a cultura nacional.

Infelizmente, Gloria Maria nos deixou em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos, contudo, faleceu a mulher e nasceu o Mito diante deste maravilhoso legado a inspirar centenas de milhões de brasileiros na superação das dificuldades e vitória sobre os desafios que vierem.

Fico a imaginar quantas barreiras foram superadas pela Gloria Maria. Certamente foram infinitas e não foi fácil. Mulher, negra e pobre! Sem dúvida, ela foi uma grande vencedora, heroína brasileira e seu nome deve ser lembrado e cultuado, especialmente por nossos jovens. Seu testemunho de vida é um legado, verdadeiro patrimônio cultural de nossa Nação.

Pensando nela, fico imaginando quantas brasileiras maravilhosas poderiam ser chamadas de sucessoras de Gloria Maria no empoderamento de mulheres negras. Seguramente muitas.

Conheço duas, da mesma linhagem de empoderadíssimas rainhas afrodescentes. São duas fantásticas e excepcionais criaturas de luz, a poderosa Secretária de Estado de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo - Dra. Sonaira Fernandes; e, a fundadora da Black Sisters in Law - Dra. Dione Valesca Xavier de Assis.

A primeira, baiana de origem pobre, bacharel em Direito, foi eleita Vereadora da cidade de São Paulo com mais de 17 mil votos, em 2020, condição em que foi chamada pelo Governador para o secretariar. Vem fazendo um trabalho irretocável em prol das mulheres paulistas e na Câmara dos Vereadores da Capital, esteve à frente de Projetos de Lei como o que versa sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica (PL 98/2021); e o que propõe tornar a liberdade religiosa inviolável enquanto direito fundamental (PL 834/2021). Criou a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural (PR 21/2021) e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (PR 45/2021).

A segunda, Advogada de um dos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil, Galdino & Coelho, Pimenta, Takemi, Ayoub Advogados, é Doutoranda em Direito pela UFF, com previsão de conclusão em 2023, Mestre e Bacharel em Direito pela FGV-RJ, Especialista pela EMERJ e Certificada pela ABNT em SGPI e PDPE.

Que Deus as protejam e que Ele continue as abençoando para que deem continuidade ao legado de Gloria Maria!

Compartilhe  

últimas notícias