Diário de São Paulo
Siga-nos
Inovação urbana

São Paulo alcança marca de mil ônibus elétricos em circulação na frota municipal

Implantação de coletivos elétricos reduz consumo de diesel e contribui para melhorar a qualidade do ar na capital

Capital atinge marco histórico na expansão da frota elétrica - Imagem: JF Diorio
Capital atinge marco histórico na expansão da frota elétrica - Imagem: JF Diorio

Redação Publicado em 07/11/2025, às 08h00


A cidade de São Paulo atingiu um marco histórico na mobilidade sustentável ao colocar em circulação o milésimo ônibus elétrico da frota municipal. Com a entrega de 60 novos veículos, realizada no Pacaembu, a capital passa a contar com 1.009 coletivos movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus. A ampliação representa a economia anual estimada de 35 milhões de litros de diesel, fortalecendo as políticas de descarbonização e de melhoria da qualidade do ar.

A entrega faz parte da programação especial da Prefeitura dedicada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, conferência global sobre mudanças climáticas que ocorrerá neste mês em Belém (PA). A cidade promove ainda outras ações voltadas à inovação ambiental e ao papel de São Paulo na agenda climática internacional.

A substituição dos ônibus a diesel por veículos elétricos tem impacto direto na qualidade do ar da metrópole. Os 60 novos coletivos devem evitar o consumo de 2,1 milhões de litros de diesel por ano, o que corresponde a 5,2 mil toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera, uma compensação semelhante ao plantio de aproximadamente 6.400 árvores por ano.

Os novos ônibus oferecem tecnologia embarcada voltada ao conforto e à segurança dos passageiros. Todos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e estão integrados ao sistema SmartSampa, a maior central de monitoramento de transporte público da América Latina, que conecta em tempo real os veículos à base de segurança municipal.

Para viabilizar o carregamento da frota, a Prefeitura implantou o Battery Energy Storage System (BESS), um sistema de armazenamento de energia elétrica considerado inédito no país. O BESS funciona como uma bateria fixa de grande capacidade, acumulando energia nos períodos de menor consumo e permitindo a recarga dos ônibus de maneira eficiente e contínua. A solução reduz sobrecarga na rede elétrica e garante autonomia operacional, sendo apontada como uma das inovações centrais para a expansão do transporte elétrico na cidade.

O investimento integra o Programa de Metas 2025–2028. Os recursos, que chegam a R$ 6 bilhões, devem permitir a ampliação da participação de veículos não poluentes na frota municipal ao longo dos próximos anos.

Com esse avanço, São Paulo consolida-se como referência nacional em políticas de mobilidade urbana sustentável. O aumento da frota elétrica integra o planejamento municipal de reduzir gradualmente as emissões e promover um sistema de transporte coletivo mais limpo e eficiente. 

Motoristas e operadores do sistema também relatam benefícios diretos na rotina de trabalho. A condução dos veículos elétricos é mais silenciosa e oferece maior conforto térmico, o que contribui para a saúde dos profissionais e a experiência dos passageiros.

A motorista Elaine Cristina Cotrim, de 49 anos, que conduz o milésimo ônibus elétrico da cidade, afirma perceber os efeitos dessa mudança no dia a dia. “Antes eu dirigia ônibus a diesel e trabalhar com um elétrico é muito mais prazeroso, é silencioso e mais confortável para os passageiros”, contou. Para ela, a ampliação da frota representa um avanço significativo para São Paulo. “Acho muito importante a cidade contar com mais ônibus elétricos, porque ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes”.


últimas notícias