Implantação de coletivos elétricos reduz consumo de diesel e contribui para melhorar a qualidade do ar na capital

Redação Publicado em 07/11/2025, às 08h00
A cidade de São Paulo atingiu um marco histórico na mobilidade sustentável ao colocar em circulação o milésimo ônibus elétrico da frota municipal. Com a entrega de 60 novos veículos, realizada no Pacaembu, a capital passa a contar com 1.009 coletivos movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus. A ampliação representa a economia anual estimada de 35 milhões de litros de diesel, fortalecendo as políticas de descarbonização e de melhoria da qualidade do ar.
A entrega faz parte da programação especial da Prefeitura dedicada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, conferência global sobre mudanças climáticas que ocorrerá neste mês em Belém (PA). A cidade promove ainda outras ações voltadas à inovação ambiental e ao papel de São Paulo na agenda climática internacional.
A substituição dos ônibus a diesel por veículos elétricos tem impacto direto na qualidade do ar da metrópole. Os 60 novos coletivos devem evitar o consumo de 2,1 milhões de litros de diesel por ano, o que corresponde a 5,2 mil toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera, uma compensação semelhante ao plantio de aproximadamente 6.400 árvores por ano.
Os novos ônibus oferecem tecnologia embarcada voltada ao conforto e à segurança dos passageiros. Todos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e estão integrados ao sistema SmartSampa, a maior central de monitoramento de transporte público da América Latina, que conecta em tempo real os veículos à base de segurança municipal.
Para viabilizar o carregamento da frota, a Prefeitura implantou o Battery Energy Storage System (BESS), um sistema de armazenamento de energia elétrica considerado inédito no país. O BESS funciona como uma bateria fixa de grande capacidade, acumulando energia nos períodos de menor consumo e permitindo a recarga dos ônibus de maneira eficiente e contínua. A solução reduz sobrecarga na rede elétrica e garante autonomia operacional, sendo apontada como uma das inovações centrais para a expansão do transporte elétrico na cidade.
O investimento integra o Programa de Metas 2025–2028. Os recursos, que chegam a R$ 6 bilhões, devem permitir a ampliação da participação de veículos não poluentes na frota municipal ao longo dos próximos anos.
Com esse avanço, São Paulo consolida-se como referência nacional em políticas de mobilidade urbana sustentável. O aumento da frota elétrica integra o planejamento municipal de reduzir gradualmente as emissões e promover um sistema de transporte coletivo mais limpo e eficiente.
Motoristas e operadores do sistema também relatam benefícios diretos na rotina de trabalho. A condução dos veículos elétricos é mais silenciosa e oferece maior conforto térmico, o que contribui para a saúde dos profissionais e a experiência dos passageiros.
A motorista Elaine Cristina Cotrim, de 49 anos, que conduz o milésimo ônibus elétrico da cidade, afirma perceber os efeitos dessa mudança no dia a dia. “Antes eu dirigia ônibus a diesel e trabalhar com um elétrico é muito mais prazeroso, é silencioso e mais confortável para os passageiros”, contou. Para ela, a ampliação da frota representa um avanço significativo para São Paulo. “Acho muito importante a cidade contar com mais ônibus elétricos, porque ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes”.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

CBF detalha oitavas de final da Copa do Brasil 2026 e confirma datas dos confrontos decisivos

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master