Diário de São Paulo
Siga-nos
RECONHECIMENTO

"Viva o funk", diz Lula ao sancionar o Dia Nacional do Funk

Proposta foi realizada anteriormente em 2021

Lula sanciona o Dia Nacional do Funk - Imagem: Reprodução / Instagram / @padilhando
Lula sanciona o Dia Nacional do Funk - Imagem: Reprodução / Instagram / @padilhando

William Oliveira Publicado em 31/07/2024, às 09h01


Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Funk, a ser comemorado anualmente no dia 12 de julho.

O projeto é de autoria do atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que propôs a iniciativa em 2021, na época em que era deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em uma publicação em seu Instagram, Lula apareceu ao lado de Padilha e afirmou que o funk é muito mais do que um gênero musical, referindo-se ao estilo como uma "identidade" e um símbolo de "resistência" da comunidade periférica.

"Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!", afirmou a publicação

Na época em que o projeto foi apresentado, Padilha afirmou que a criação de uma data nacional para celebrar a cultura do funk, significa a criação de um espaço para atender às demandas das comunidades.

"Sabendo que o acesso à renda, ao lazer e a equipamentos de cultura são direitos negados às comunidades vulnerabilizadas por todo o país, a mobilização aqui apresentada pretende estabelecer uma data a fim de criar esse espaço de debate, fomentando a valorização da cultura popular", pontou Padilha quando realizou a proposta

Segundo Padilha, a aprovação do projeto significa o “reconhecimento do Estado brasileiro por essa iniciativa cultural que gera muita valorização e emprego para a juventude”.

Veja o vídeo publicado nas redes sociais do presidente:

Qual o motivo da escolha da data?

A data foi escolhida para instituir o Dia Nacional do Funk em homenagem ao Baile da Pesada, um evento de extrema importância para a popularização do funk. O evento foi realizado em 1970, no dia 12 de julho, no Canecão, uma casa de shows da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Após a consolidação do ritmo como gênero musical, os bailes funk começaram a se multiplicar nas comunidades cariocas a partir de 1990, quando o gênero começou a se difundir por todo o Brasil.

Compartilhe