Diário de São Paulo
Siga-nos

Sem mencionar o terrorismo do Hamas, PT condena o que considera um "genocídio" da população de Gaza

O partido responsabiliza tanto o Hamas quanto o governo israelense por crimes de guerra

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | Portal O Antagonismo
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | Portal O Antagonismo

Marina Roveda Publicado em 17/10/2023, às 08h03


O Diretório Nacional do PT emitiu uma resolução na segunda-feira (16) na qual qualifica as mortes ocorridas na Faixa de Gaza como um "genocídio" contra o povo palestino. Nesse documento, o partido também exige a remoção dos bloqueios impostos por Israel, que têm dificultado a chegada de suprimentos médicos e alimentos à população local.

A resolução responsabiliza tanto o Hamas quanto o governo israelense pelo que descreve como um "genocídio" e um "conjunto de crimes de guerra." Notavelmente, o termo "terrorismo" não foi empregado. O PT enfatiza seu histórico compromisso em condenar qualquer ato de violência contra civis, independentemente de sua origem. O texto aprovado pelo Diretório Nacional ressalta que tanto o Hamas quanto o Estado de Israel são responsáveis pelos assassinatos e sequestros de civis, alegando que ambos estão perpetrando, neste momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra.

O PT condena, desde a sua fundação, todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem. Por isso, condenamos os assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel, que realizam, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra”, afirma o texto.

Além disso, a resolução convoca a militância do partido para participar de atividades em prol da paz, da solução de dois Estados, que é uma posição tradicional da diplomacia brasileira, e em defesa dos direitos do povo palestino a uma vida pacífica e soberania nacional.

Compartilhe  

últimas notícias