Secretaria de Justiça do Amazonas contestará permanência de Luciane no comitê

Marina Roveda Publicado em 17/11/2023, às 07h32
O Ministério dos Direitos Humanos confirmou hoje que custeou a passagem para Brasília de todos os participantes do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), realizado nos dias 6 e 7 de novembro. A confirmação inclui Luciane Barbosa Farias, esposa do chefe de uma das maiores facções do país.
Antes do encontro, Luciane já havia visitado o Ministério da Justiça no início do ano, onde se reuniu com autoridades. O pagamento das passagens e diárias foi feito a todos os participantes do evento nacional, com orçamento próprio reservado ao CNPCT. O ministério afirmou que os comitês estaduais têm autonomia administrativa e orçamentária para indicar participantes.
Luciane foi indicada pelo Comitê Estadual do Amazonas, mas a Secretaria de Justiça do estado afirmou que ela não tinha legitimidade para representar o colegiado no encontro. A indicação partiu da presidente interina do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura, Natividade de Jesus Magalhães Maia.
Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, apontado como chefe do Comando Vermelho no Amazonas. Ambos foram condenados por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.
A Secretaria de Justiça do Amazonas informou que questionará a manutenção de Luciane como membro do comitê e ressaltou que ela não foi nomeada efetivamente, assim como os demais indicados para mandatos no colegiado entre 2023 e 2025.
No Ministério da Justiça, Luciane teve agendas com Elias Vaz, secretário nacional de Assuntos Legislativos, e Rafael Velasco Brandani, secretário nacional de Políticas Penais, no início do ano. Ambos afirmaram que a responsabilidade pela audiência foi deles.
Leia também

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Trabalhadores se aglomeram para cancelar contribuição sindical

Câmara dos Deputados aprova urgência para votação da Reforma Tributária

Dolly ainda não faliu: entenda o pedido de falência de R$ 15,7 bilhões

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e avança às oitavas da Copa do Mundo

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro e ordena apreensão de armas

O que a Direcional de Ricardo Gontijo expõe sobre a moradia popular no Brasil

Em meio à crise do tarifaço, Flávio Bolsonaro diz que vai aos EUA defender o PIX

PF mira esquema bilionário de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico e prende secretária sancionada pelos EUA