Diário de São Paulo
Siga-nos

Google corre o risco de ser censurado por Flávio Dino

Plataforma alertou sobre o perigo da PL das Fake News e Dino abriu uma investigação contra o site

Flávio Dino. - Imagem: Reprodução | Twitter - FÁTIMA MEIRA
Flávio Dino. - Imagem: Reprodução | Twitter - FÁTIMA MEIRA

Marina Roveda Publicado em 02/05/2023, às 08h23


O Googleestá sendo acusado de prática abusiva contra o projeto de lei que estabelece regras de combate às fake news no Brasil. O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que irá pedir uma apuração sobre o assunto e encaminhará o caso para a Secretaria Nacional do Consumidor. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, também acionará o Conselho Administrativo de Defesa Econômica para tratar do tema.

O Google teria utilizado a própria plataforma para atacar o PL das fake news e alega que a lei pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil. Na página inicial do buscador, aparece uma mensagem que leva o usuário para um artigo contra o projeto de lei. O relator do projeto, deputado Orlando Silva, disse que a prática é um "absurdo" e que o Googlefez uma "campanha sórdida e desesperada" para impedir a votação do PL.

"ABSURDO!!! Google faz campanha sórdida e desesperada para impedir a votação do PL 2630. Querem continuar lucrando a morte! Não nos curvaremos ao jogo sujo. Quem se diz progressista e está aliado a essa canalhice deveria refletir. A história cobrará! PL 2630 PELAS CRIANÇAS!", escreveu o parlamentar.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, determinou a abertura de processo contra a Meta, o Google e o Twitterpor conta das acusações. O objetivo é investigar possíveis práticas abusivas das empresas em relação ao PL das fake news. A previsão inicial era que a proposta fosse analisada pelos deputados nesta semana.

Compartilhe  

últimas notícias