Diário de São Paulo
Siga-nos

PF encontra oito corpos de garimpeiros em cratera na Terra Yanomami

Durante operação da Polícia Federal, corpos são descobertos em sobrevoo na área de Uxiu, na Terra Yanomami

PF encontra oito corpos de garimpeiros em cratera na Terra Yanomami. - Imagem: Reprodução | G1
PF encontra oito corpos de garimpeiros em cratera na Terra Yanomami. - Imagem: Reprodução | G1

Marina Roveda Publicado em 03/05/2023, às 08h33


Pelo menos oito corpos de garimpeirosforam encontrados na Terra Indígena Yanomami, em Uxiu, pela Polícia Federal em sobrevoo realizado na última segunda-feira (1º). As vítimas estavam em uma cratera com marcas de tiros e uma flecha foi encontrada no local. A região é a mesma em que um agente de saúde indígena foi assassinado a tiros e outros dois Yanomamificaram feridos no último sábado (29).

A PF está investigando o caso e já reforçou a segurança na região com o apoio da Força Nacional.A Funai, Ministério dos Povos Indígenas e Ibama ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Com os oito corpos encontrados, o número de mortos na Terra Yanomami chega a 13 desde o último sábado, incluindo o agente de saúde indígena Ilson Xiriana e quatro garimpeiros, um deles identificado como Sandro Moraes de Carvalho, chefe de facção que domina garimpos no território.

DS
Imagem: Reprodução | G1

As mortes suspeitas têm relação com o ataque aos indígenas da comunidade Uxiu e a Associação Hutukara Yanomami afirma que um grupo de indígenas seguiu os invasores pelo rio após o ataque, mas foram novamente atacados a tiros. A PFenviou agentes ao local para perícia e coleta de informações para elucidação do ocorrido.

Compartilhe  

últimas notícias