Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime Organizado

Idosa que escondia armas para o PCC é presa após confundir policiais com bandidos

A suspeita já estava sendo investigada pela polícia há algum tempo

Armas foram apreendidas pelos agentes durante operação - Imagem: reprodução/Polícia Civil
Armas foram apreendidas pelos agentes durante operação - Imagem: reprodução/Polícia Civil

Mateus Omena Publicado em 06/10/2022, às 14h09


Uma mulher de 62 anos foi presa na quarta-feira (5) após a polícia descobrir que ela era responsável por esconder armas da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), em Dourados (MS).

A carga de armamentos seria entregue para membros da organização, mas a idosa confundiu os agentes da polícia com os bandidos. Ela entregou os equipamentos às autoridades sem perceber e em seguida, foi detida em flagrante.

De acordo com as autoridades, as armas também seriam enviadas para membros do PCC que estavam encarcerados no Presídio Estadual de Dourados.

A polícia local já estava investigando a idosa há algum tempo, que tem um filho encarcerado no presídio e seria simpatizante do PCC. A identidade deles não foi informada pela polícia.

As armas vinham do Paraguai e, de acordo com a corporação, ficavam guardadas com a mulher. Ao todo foram apreendidas 15 armas de fogo, sendo 10 pistolas e 5 revólveres. O valor do armamento chega a R$ 200 mil no mercado ilegal.

O delegado responsável pelo caso Erasmo Cubas disse que a mulher estava trabalhando para o PCC desde 2021.

"Estávamos esperando o momento certo. Recebemos a informação de que, após as eleições, uma grande quantidade de armamento viria pra cidade para ser distribuída", explicou o delegado. "Eles a usaram por ser difícil que desconfiassem dela, devido à idade".

As investigações começaram em meados de 2021, quando foi descoberto que as armas vinham do Paraguai para serem distribuídas para os membros da facção, na manutenção da dominância da região e para cometer assassinatos.

Após confirmarem as suspeitas de que armas haviam sido entregues à idosa, os policiais se disfarçaram e montaram uma campana.

Durante a abordagem, a mulher perguntou aos policiais disfarçados se eles tinham ido buscar as armas. Eles disseram que sim, e a idosa os levou para dentro da residência, mostrando onde estava a mala com as armas.

De acordo com o delegado, um rapaz de 20 anos também foi preso. A Polícia Civil informou que, ao chegar à casa, o suspeito declarou: "Vocês foram rápidos. Já chegaram para pegar as armas?".

Com essa confirmação de envolvimento no crime, foi dada ordem de prisão a ele e a idosa.

Compartilhe  

últimas notícias