Temperaturas recordes em dezembro, com máximas de até 36,2ºC, levaram à ativação de medidas emergenciais

Gabriela Thier Publicado em 27/12/2025, às 18h38
Em resposta a uma onda de calor recorde que afeta a capital paulista, a Prefeitura de São Paulo deu início, neste sábado (27), à implementação da 'Operação Altas Temperaturas' (OAT). Este programa visa oferecer suporte às camadas mais vulneráveis da população durante os dias de temperaturas extremas.
Serão disponibilizadas dez tendas em locais estratégicos da cidade, priorizando áreas com maior concentração de pessoas em situação de rua. Essas tendas têm como objetivo proporcionar abrigo ao sol e oferecer água, sucos, chás gelados e frutas.
A operação é ativada sempre que as temperaturas ou a sensação térmica atingem 32ºC, conforme informado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes(MDB). A ação conta com a colaboração das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
A Prefeitura destacou que essa iniciativa busca fortalecer a rede de proteção e acolhimento para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, incluindo moradores de rua e idosos.
Locais das tendas:
Recordes de Temperatura
Pela segunda vez consecutiva, a cidade de São Paulo estabeleceu um novo recorde de temperatura para o mês de dezembro, alcançando 36,2ºC às 15h desta sexta-feira (26). No dia anterior, o termômetro já havia marcado 35,9ºC às 16h e 35,7ºC às 15h. Esses valores superaram a máxima anterior de 35,6ºC registrada em 3 de dezembro de 1998.
Os dados foram coletados pela estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade. Esses números representam os mais altos registrados para dezembro desde o início da coleta sistemática por parte do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que começou em 1961. O Inmet realiza medições desde 1943.
A temperatura mais alta deste ano até então havia sido registrada em 6 de outubro, com 35,1ºC. Vale ressaltar que o termômetro da região central chegou a marcar impressionantes 43ºC na tarde da última sexta-feira.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

O lugar a que pertencemos

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Ex-jogador Leandro Guerreiro é preso por dívida de pensão alimentícia em São Paulo

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

Em depoimento, Bolsonaro diz que não podia ficar desarmado durante prisão domiciliar: “três mulheres em casa”

Enel investe R$ 2,9 milhões em eficiência energética no TRE de São Paulo