Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacinação SP

Quem pode tomar a vacina da HPV em São Paulo?

A vacina contra o HPV foi ampliada pela Prefeitura da capital na última sexta-feira (3)

A vacina contra o HPV foi ampliada pela Prefeitura da capital na última sexta-feira (3) - Imagem: reprodução Agência Brasil
A vacina contra o HPV foi ampliada pela Prefeitura da capital na última sexta-feira (3) - Imagem: reprodução Agência Brasil

Vitória Tedeschi Publicado em 04/05/2024, às 14h40 - Atualizado às 14h48


Na última sexta-feira (3), a Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra HPV para um novo grupo. Agora, o imunizante está disponível para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com o portal da Prefeitura, anteriormente destinada à faixa etária dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação agora está disponível em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) da cidade.

Além da ampliação da faixa etária, outra mudança importante é que a vacina agora é aplicada em dose única, simplificando o esquema vacinal anterior que consistia em duas doses. Essa atualização segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é baseada em estudos que demonstraram a eficácia da vacina mesmo com uma única dose, além de facilitar a logística de vacinação.

Como tomar a vacina contra a HPV?

Ainda de acordo com a gestão atual, os adolescentes e jovens que ainda não foram imunizados podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, munidos de RG e cartão do SUS, para receber a vacina.

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas também oferecem vacinação aos sábados, das 7h às 19h. Confira aqui todos os locais onde encontrar a vacina.

Além disso, a vacina contra o HPV está disponível para homens e mulheres de até 45 anos imunossuprimidos e para vítimas de violência sexual, ampliando ainda mais o acesso à imunização na cidade de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias