Diário de São Paulo
Siga-nos
Trânsito

Queda de árvore trava volta do Réveillon na Anchieta

Alternativa para motoristas foi seguir pela Imigrantes, que também registrou lentidão

Rodovia Anchieta parada após árvore cair sobre rede elétrica em Cubatão. - Imagem: Reprodução/Defesa Civil de São Paulo.
Rodovia Anchieta parada após árvore cair sobre rede elétrica em Cubatão. - Imagem: Reprodução/Defesa Civil de São Paulo.

Erika Osti Publicado em 04/01/2026, às 18h34


Uma árvore caiu na tarde deste domingo (4) e bloqueou parte da rodovia Anchieta, no sentido São Paulo, na altura de Cubatão, provocando um dos maiores congestionamentos do retorno do Réveillon. Segundo a concessionária Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, o trânsito ficou parado entre os quilômetros 54 e 51, com reflexos que se estenderam por mais de 28 km de filas em direção à capital.

A queda atingiu a rede elétrica da região, o que exigiu a presença da concessionária de energia para desligar os cabos antes da remoção da árvore. Até o início da noite não havia previsão de liberação total da pista.

No sentido litoral, a Anchieta também registrava lentidão entre os quilômetros 30 e 47, reflexo do excesso de veículos que ainda seguiam para as praias. Quem tentou escapar pela rodovia Imigrantes também encontrou trânsito pesado, com filas em vários trechos. 

Além da queda da árvore, o sistema Anchieta-Imigrantes enfrentou outros problemas durante o dia. A Interligação Planalto, que conecta as duas rodovias na serra, precisou ser interditada por volta das 16h11 devido à forte neblina, aumentando ainda mais a dificuldade para quem tentava retornar à capital.

O resultado foi um verdadeiro caos na volta para casa: motoristas relataram horas de espera e dificuldade para avançar poucos quilômetros. O excesso de veículos típico do fim de feriado prolongado, somado à queda da árvore e as condições climáticas desfavoráveis, dificultou o retorno dos paulistanos.


últimas notícias