Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições Municipais de 2024

PSDB anula eleições em São Paulo

Executiva Nacional do partido toma medida drástica após supostas irregularidades

Marco Vinholi é eleito presidente do PSDB de São Paulo. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Marco Vinholi é eleito presidente do PSDB de São Paulo. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Milani Publicado em 11/03/2024, às 08h17


A Executiva Nacional do PSDB tomou uma decisão impactante na última sexta-feira (8), ao anular as eleições que determinaram a nova composição do diretório estadual do partido em São Paulo. O pleito havia culminado na eleição de Marco Vinholi, ex-secretário de João Doria, como presidente do diretório.

Embora não tenha havido uma manifestação oficial por parte do partido, informações preliminares apontam que a medida foi motivada pelo acatamento de duas representações que denunciaram irregularidades no processo eleitoral realizado na quarta-feira anterior.

Uma das principais críticas levantadas refere-se à forma como a votação foi conduzida, alegando que esta ocorreu de maneira virtual e com voto aberto, em desacordo com as normas estabelecidas, que preveem votação presencial e voto secreto.

Em resposta às alegações, Marco Vinholi e a Executiva Estadual do PSDB de São Paulo afirmaram que o resultado das eleições refletiu a vontade da maioria expressiva do partido no estado. Ressaltaram que a convenção do partido realizada anteriormente contou com uma ampla participação, representando diversas lideranças do país, e que o processo eleitoral seguiu o regulamento estatutário estabelecido.

"No dia 18/02 foi realizada a convenção do PSDB-SP, oportunidade que contou com a presença de lideranças de todo o país seguindo o regramento estatutário. A reunião para eleição da executiva estadual do PSDB que estava agendada para a mesma data, foi adiada para o dia 25/02 e depois mais uma vez adiada para o dia 06/03 (abertura da janela partidária). Na data prevista foi então realizada a reunião que elegeu a executiva estadual do partido com 97 votantes de um diretório com 105 membros, mais de 92%. O resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em SP, onde a democracia partidária é um dos pilares fundamentais estabelecidos desde Mario Covas na construção do partido que se tornou um dos mais importantes partidos da história do estado de SP."

Entretanto, diante da decisão da Executiva Nacional, surge um cenário de incertezas quanto ao futuro da executiva provisória até a realização de novas eleições. Ainda não está claro como será conduzida essa transição e quais serão os próximos passos do PSDB em São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias