Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Prefeitura pretende retomar obra de túnel próximo ao Ibirapuera, após 30 anos de paralisação

A estimativa é que a passagem subterrânea tenha 2.850 metros de extensão

Complexo Viário Ayrton Senna, perto do Parque Ibirapuera, em São Paulo - Imagem: reprodução/Google Street View
Complexo Viário Ayrton Senna, perto do Parque Ibirapuera, em São Paulo - Imagem: reprodução/Google Street View

Mateus Omena Publicado em 10/07/2023, às 13h16


A Prefeitura de São Paulo anunciou recentemente que retomou o desenvolvimento do projeto de um novo túnel sob a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, nas imediações do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.

A medida foi colocada em consulta pública até o último sábado (8). A proposta envolve uma obra parada há mais de 30 anos e que foi suspensa e anunciada por diversas gestões municipais nas décadas seguintes.

De acordo com a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a estimativa é que a passagem subterrânea tenha 2.850 metros de extensão.

O projeto de passagem subterrânea inclui a implementação de faixas em cada sentido. A proposta é atrair o tráfego expresso para a Avenida Vinte e Três de Maio e o novo túnel, desafogando o trânsito local e de outras avenidas das regiões central, oeste e sudeste.

Chamado de “Boulevard JK”, a nova via faz parte da Operação Urbana Faria Lima, que promove a transformação urbana daquela região e arrecada recursos para serem reinvestidos localmente por meio da verticalização.

O novo túnel deve contar com a implementação de uma ciclovia, o enterramento da fiação elétrica e de telecomunicações, mudanças nas redes de drenagem, a renovação do mobiliário urbano, a arborização e o alargamento dos calçadas, dentre outras intervenções.

Compartilhe  

últimas notícias