Diário de São Paulo
Siga-nos
10%

Novo salário mínimo em SP surpreende com alta de dois dígitos

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprova aumento do piso salarial para R$ 1.804,00, garantindo maior poder de compra aos trabalhadores

O reajuste de 10% inclui 4,7% de inflação e 5,3% de ganho real, beneficiando principalmente as faixas salariais mais baixas. - Imagem: Divulgação / Mônica Andrade / Governo do Estado de SP
O reajuste de 10% inclui 4,7% de inflação e 5,3% de ganho real, beneficiando principalmente as faixas salariais mais baixas. - Imagem: Divulgação / Mônica Andrade / Governo do Estado de SP

por Marina Milani

Publicado em 14/05/2025, às 11h36


Na última terça-feira (13), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, o reajuste do piso salarial estadual, que passa a ser de R$ 1.804,00. O aumento representa 10%, sendo 4,7% correspondente à inflação projetada para 2024 e 5,3% de ganho real.

O reajuste contempla trabalhadores das faixas salariais mais baixas e visa garantir maior poder de compra aos profissionais que recebem o piso. A medida foi votada no mesmo dia em que os servidores públicos estaduais também receberam um aumento de 5%. Além disso, os subsídios do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais foram ajustados na mesma proporção.

Funcionários públicos estaduais que, mesmo com o reajuste de 5%, ainda não atingirem o novo piso, terão direito a um abono complementar para garantir o vencimento total de R$ 1.800. Esse abono, no entanto, não será incorporado aos cálculos de benefícios previdenciários nem influenciará a progressão na carreira.

Segundo o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), algumas categorias não serão abrangidas pelo novo piso, devido a cláusulas legais que excluem trabalhadores regidos por convenções coletivas em vigor.


últimas notícias