Uma médica de 30 anos sofreu uma tentativa de estupro durante atendimento em uma UPA na Zona Sul de São Paulo, na madrugada de domingo (22)

William Oliveira Publicado em 23/03/2026, às 08h15
Uma médica de 30 anos foi vítima de uma tentativa de estupro enquanto realizava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste domingo (22).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um homem de 31 anos foi preso após atacar a profissional dentro do consultório. O suspeito, identificado como Guilherme Henrique Moura, havia procurado a unidade alegando sofrer uma crise de ansiedade.
Antes mesmo de ser chamado, ele entrou na sala da médica e pediu para ser atendido por ela, afirmando já ter passado por consulta anteriormente. Durante o atendimento, segundo relato da vítima, o homem passou a fazer comentários de cunho sexual e afirmou que queria “se aliviar” no local.
A médica recusou a abordagem e tentou deixar o consultório, momento em que foi surpreendida pelo paciente, que a segurou pelo pescoço para impedir sua saída.
Para se defender, a profissional reagiu com golpes e gritou por ajuda. Um segurança da unidade ouviu os pedidos de socorro, entrou na sala e encontrou o suspeito em contato físico com a vítima. Ele conseguiu conter o homem até a chegada da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Aos agentes, o suspeito afirmou que sofre de ansiedade e depressão, além de relatar uso de drogas. Em depoimento, disse não se lembrar das falas ou da agressão, atribuindo o comportamento ao consumo de cocaína. Segundo o boletim de ocorrência, ele já possui antecedentes por importunação sexual e atos obscenos.
O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que ficará responsável pela investigação.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que prestou atendimento imediato à médica e segue oferecendo suporte. A pasta também lamentou o ocorrido e reforçou que não tolera qualquer tipo de violência nas unidades de saúde.
Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que a GCM foi acionada, mas o suspeito já havia sido contido quando as equipes chegaram ao local.
Mulheres que enfrentam situações de violência podem buscar apoio por diferentes canais. Veja como agir:
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

CBF detalha oitavas de final da Copa do Brasil 2026 e confirma datas dos confrontos decisivos

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master