Diário de São Paulo
Siga-nos
Acidente Aéreo

Mais vítimas do acidente aéreo em Vinhedo começam a ser identificadas; mistério sobre queda persiste

IML identifica mais vítimas do acidente aéreo fatal em Vinhedo

Acidente aéreo em Vinhedo - Imagem: Reprodução / Claudia Vitorino / Arquivo pessoal
Acidente aéreo em Vinhedo - Imagem: Reprodução / Claudia Vitorino / Arquivo pessoal

Sabrina Oliveira Publicado em 13/08/2024, às 09h51


O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, em uma corrida contra o tempo e em meio à dor das famílias, já conseguiu identificar 27 das 62 vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo na última sexta-feira (9). A aeronave da Voepass, que partiu de Cascavel, no Paraná, em direção a Guarulhos, São Paulo, caiu em uma área residencial no bairro Capela, chocando-se com duas residências, mas sem deixar vítimas em solo. Todos os 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo, infelizmente, perderam a vida.

Desde o acidente, uma força-tarefa foi montada no IML de São Paulo para a identificação das vítimas, um processo que, segundo a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, pode ainda levar algum tempo. Todos os corpos estão sendo submetidos a exames minuciosos, e a causa da morte foi confirmada como politraumatismo em todos os casos analisados até agora.

Os corpos identificados começaram a ser liberados para as famílias, que estão organizando os velórios e enterros em suas respectivas cidades. Entre os nomes confirmados estão:

DANILO SANTOS ROMANO, de 35 anos (piloto do avião da Voepass; morava em São Paulo e trabalhava na companhia aérea desde 2022)

DANIELA SCHULZ FODRA (fisiculturista e mulher do passageiro Hiales Carpini Fodra; morava em Naviraí, Mato Grosso do Sul)

HIALES CARPINE FODRA, de 33 anos (policial rodoviário federal e marido de Daniela Schultz Fodra; nascido em Moreira Sales, Paraná, morava em Naviraí, Mato Grosso do Sul)

HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA, de 61 anos (copiloto do avião da Voepass)

JOSÉ CARLOS COPETTI, de 45 anos (gerente de logística, morava em Jacareí, no interior de São Paulo). Ele foi velado e será cremado em São José dos Campos, interior de São Paulo

PEDRO GABRIEL GUSSON DO NASCIMENTO, de 26 anos (analista de pesquisa de mercado, morador de Bom Jesus dos Perdões, SP). Ele será velado e enterrado em Atibaia, no interior paulista

RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS, de 41 anos (programador e pai da menina de Liz Ibba dos Santos, de 3 anos; morava em Florianópolis)

TIAGO AZEVEDO BILER, 40 anos (engenheiro de produção estava em Cascavel a trabalho)

Essa lista foi obtida por apuração do g1.

Enquanto o IML avança nas identificações, a Aeronáutica, juntamente com a Polícia Federal e a Polícia Civil, segue com as investigações para determinar as causas do acidente. O Ministério Público acompanha o caso de perto, e diversas hipóteses estão sendo analisadas, incluindo a possibilidade de que gelo nas asas do avião tenha causado a queda.

Especialistas que revisaram vídeos do momento da queda sugerem que a formação de gelo poderia ter gerado instabilidade, levando à tragédia. Entretanto, as investigações ainda estão em estágio inicial, e a Voepass, em nota, afirmou que a aeronave estava em condições adequadas para voar e sem restrições.

Compartilhe