Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Homem é detido após ser acusado de racismo durante GP de Fórmula 1 em São Paulo

O incidente foi registrado como um caso de injúria racial

Homem é detido após ser acusado de racismo durante GP de Fórmula 1 - Imagem: reprodução Twitter@F1
Homem é detido após ser acusado de racismo durante GP de Fórmula 1 - Imagem: reprodução Twitter@F1

Lillia Soares Publicado em 06/11/2023, às 17h18


Na sexta-feira (3), um homem de 47 anos foi detido depois que o médico de 51 anos, José Paulo Santos, o acusou de práticas racistas durante a sessão de classificação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que ocorreu no Autódromo de Interlagos.

Por volta das 15h15, a vítima foi confrontada enquanto estava em uma área reservada. O médico, que usava um boné com o emblema do Partido dos Trabalhadores (PT), foi alvo de insultos proferidos pelo agressor, que foi detido imediatamente após o incidente.

_vitima_de_racismo_
Médico de 51 anos, José Paulo Santos vitima de racismo.Imagem: reprodução Twitter@cabrestosemno

“Ele me mostrou o dedo do meio e me chamou de negro de merda e vagabundo. Na hora, chamei o segurança, que me garantiu que ele não sairia dali antes de a polícia chegar”, contou José Paulo.

Em um comunicado oficial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que o agressor está sob custódia e aguardará as devidas providências legais:

“Um homem de 47 anos foi preso em flagrante por injúria racial às 15h15 desta sexta-feira, no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. A vítima, um homem de 51 anos, contou que foi ofendida por xingamentos racistas proferidos por outro homem, de 47 anos. Duas testemunhas estavam presentes no momento do crime e o autor foi indiciado em flagrante, permanecendo à disposição da Justiça”, comunicou o órgão.

Conforme informações do portal metrópoles, o incidente foi registrado como um caso de injúria racial relacionado ao preconceito por motivos de raça e cor na 1ª Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur).

Compartilhe  

últimas notícias