Diário de São Paulo
Siga-nos
Energia Limpa

Governo de SP anuncia isenção de IPVA para veículos sustentáveis

A medida, abrange carros movidos a hidrogênio e modelos híbridos, com motor elétrico e a combustão a etanol

Governo de SP anuncia isenção de IPVA para veículos sustentáveis - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Fernando Frazão
Governo de SP anuncia isenção de IPVA para veículos sustentáveis - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Fernando Frazão

William Oliveira Publicado em 12/12/2024, às 08h30


O governo de São Paulo anunciou recentemente que vai isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os proprietários de veículos com baixa emissão de poluentes. A medida, já aprovada pela Assembleia Legislativa, abrange carros movidos a hidrogênio e modelos híbridos, com motor elétrico e a combustão a etanol.

Além dos carros, ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano, também serão beneficiados. A isenção do imposto será válida de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2029.

Os veículos híbridos com motor elétrico e a combustão, que usem etanol, também terão direito ao benefício, desde que o valor do veículo não ultrapasse R$ 250 mil, montante que será ajustado anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para esses veículos, a isenção será válida até 31 de dezembro de 2026. A partir de 2027, o imposto será progressivo, com alíquotas de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% (alíquota integral) a partir de 2030.

Segundo Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento, a iniciativa busca incentivar o uso de veículos com fontes alternativas e renováveis de energia, reduzindo a emissão de poluentes e contribuindo para o combate à crise climática. "O objetivo é promover investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa no estado", afirmou.


últimas notícias