Os recursos serão destinados à substituição de 80 mil dormentes e quase 200 quilômetros de trilhos, visando a melhoria da infraestrutura ferroviária
por Marina Milani
Publicado em 12/04/2024, às 08h59
O governo de São Paulo anunciou um investimento significativo de R$ 450 milhões em linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como parte de um plano que também contempla a privatização de parte das linhas beneficiadas.
Os recursos serão destinados à substituição de 80 mil dormentes e quase 200 quilômetros de trilhos, visando a melhoria da infraestrutura ferroviária. O contrato com as empresas responsáveis por executar esses serviços foi homologado no final de março, logo após o leilão bem-sucedido da Linha 7 - Rubi.
A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade está programada para ocorrer ainda este ano, como parte dos esforços do governo estadual para modernizar e aprimorar o sistema de transporte público.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defendeu o investimento como uma medida crucial para garantir a manutenção adequada da infraestrutura ferroviária. "A gente tem que continuar fazendo a manutenção e vamos estruturando paulatinamente e, de forma simultânea, os projetos de concessão. Lá na frente, o projeto de concessão deu certo, a gente transfere esse encargo para a concessionária", afirmou.
Falta de Manutenção dos Trilhos Dados fornecidos pela própria CPTM indicam que a falta de manutenção dos trilhos tem impactado negativamente a experiência dos passageiros, resultando em viagens até 14 minutos mais longas devido a problemas na via.
Quando problemas são identificados na linha, os trens são obrigados a reduzir a velocidade por questões de segurança, afetando a eficiência do serviço. A Linha 7 - Rubi é uma das mais afetadas, com viagens que chegam a levar 14 minutos a mais devido ao desgaste excessivo dos trilhos e ao risco de queda da cobertura de uma plataforma.
As linhas 11 - Coral e 12 - Safira também enfrentam desafios semelhantes, enquanto na Linha 10-Turquesa os trens sofrem com desnivelamento da via e desgaste dos dormentes.
A CPTM afirmou que realiza manutenção preventiva e corretiva da malha ferroviária, destacando que, independentemente de eventuais concessões, a responsabilidade sobre a operação permanece sob a responsabilidade do estado.
Leia também
Policial de 21 anos é arrebatado por facção criminosa no Guarujá
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Mourão rompe de vez com o ex-presidente Jair Bolsonaro; veja motivo
Exército do Brasil adota nova política de moderação em suas redes sociais; veja mudanças
Tabata Amaral mobiliza especialistas para construir plano de governo para São Paulo
Governador de São Paulo anuncia investimento de bilionário no agronegócio
Escola de SP toma decisão após caso de racismo contra filha de Samara Felippo
Bonificação dos professores estaduais dependerá dos alunos; entenda