Aeroporto de Guarulhos concentra maioria dos casos; polícia alerta para atuação discreta dos criminosos

Letícia Sales Publicado em 19/05/2026, às 13h36
Os furtos dentro dos principais aeroportos de São Paulo cresceram mais de 20% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. O aumento preocupa passageiros e autoridades, principalmente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, conhecido como Aeroporto de Cumbica, onde foram registrados nove em cada dez casos.
Dados da polícia apontam que, ao todo, 501 furtos ocorreram nos três principais terminais aeroportuários paulistas apenas no primeiro trimestre deste ano. Até agora, 33 pessoas suspeitas de participação nos crimes foram presas.
Imagens de câmeras de segurança mostram a forma discreta com que os criminosos atuam. Em um dos casos registrados, um homem vestido de preto observa um passageiro distraído enquanto ele tomava café e mexia no celular. Aproveitando o momento de descuido, o suspeito troca rapidamente a mochila da vítima pela dele e deixa o local sem despertar atenção.
Outro flagrante mostra um casal que havia acabado de desembarcar de um voo internacional em Guarulhos. Após guardar parte das bagagens no carro, uma mala acabou esquecida na calçada. Pouco tempo depois, um homem em um veículo identificado como táxi percebe a situação, coloca a bagagem no automóvel e vai embora.
Segundo investigadores, muitos suspeitos circulam pelos aeroportos fingindo serem passageiros comuns para não levantar suspeitas.
Esses criminosos atuam de forma muito dissimulada. Eles se vestem como pessoas que realmente estão indo viajar. Normalmente eles têm uma mochila nas costas, às vezes duas, e podem estar ao lado da vítima sem levantar suspeitas”, explica o delegado Luiz Alberto Guerra.
A polícia afirma que a prevenção é difícil porque os furtos costumam acontecer em poucos segundos e em momentos de distração das vítimas. O trabalho de investigação geralmente começa somente após o registro da ocorrência.
“A gente faz toda uma análise retrospectiva das imagens das câmeras para identificar os movimentos do suspeito”, afirmou o delegado.
Especialistas em segurança orientam passageiros a manterem malas e mochilas sempre próximas, utilizar cadeados e evitar distrações prolongadas em áreas de circulação intensa.
Desde o início deste mês, as penas para o crime de furto ficaram mais rígidas após a sanção de uma nova legislação. A pena máxima, que antes era de quatro anos de prisão, agora pode chegar a seis anos.
Leia também

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após pressão interna

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Tempestade paralisa França x Iraque e protocolo criado após tragédia na Nascar entra em ação nos EUA

Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF sobre supostos vínculos com ex-sócio do Banco Master

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes