Diário de São Paulo
Siga-nos

Feminicídio tem alta de 33% em SP

O número de crimes desse tipo no estado aumentou significativamente, passando de 60 ocorrências entre janeiro e abril de 2022 para 80 no mesmo período deste ano

Feminicídio. - Imagem: Reprodução | Brasil Escola
Feminicídio. - Imagem: Reprodução | Brasil Escola

Marina Roveda Publicado em 06/06/2023, às 08h28


Nos quatro primeiros meses do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, o número de feminicídios teve um crescimento alarmante de mais de 33% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo dados divulgados pelo painel "Violência contra as mulheres", da Secretaria de Segurança Pública do estado, foram registrados 60 casos de feminicídio entre janeiro e abril do ano passado, enquanto neste ano o número subiu para 80. Tarcísioassumiu o cargo de governador em 1º de janeiro.

Além do preocupante aumento nos feminicídios, os casos de estupro e estupro de vulnerável também apresentaram uma alta significativa em relação aos quatro primeiros meses de 2022. De acordo com o "Painel de dados estatísticos" da Secretaria de Segurança Pública, houve um aumento de 14,7%, totalizando 599 crimes a mais em São Paulo.

Durante sua campanha eleitoral, o governador reconheceu a gravidade dos atos de violência contra as mulheres, que são presenciados e vivenciados diariamente nas ruas, meios de transporte e escolas. Como solução, o governador prometeu em seu plano de governo promover a proteção da mulher, da família e dos idosos por meio de um programa de prevenção, monitoramento por tornozeleiras eletrônicas e repressão de condutas agressivas contra mulheres, jovens, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

O então candidato também se comprometeu a fortalecer a atuação das Delegacias da Mulher, melhorando suas estruturas e ampliando o horário de atendimento, com prioridade para o atendimento realizado por mulheres. Outra proposta destacada foi a criação de abrigos regionais protegidos para mulheres vítimas de violência.

Compartilhe  

últimas notícias