Casal com filho pequeno aguarda resposta de autoridades após fuga da guerra na Faixa de Gaza

por Marina Milani
Publicado em 21/04/2026, às 21h46
Uma família palestina está retida na área restrita do Aeroporto Internacional de São Paulo, na Grande São Paulo, desde a última quinta-feira (16), sem autorização para entrar no país e sem resposta ao pedido de refúgio apresentado às autoridades brasileiras.
O casal Hani Alghoul e Etimad Alghoul viajava com o filho de um ano, Kenan. Eles deixaram a Faixa de Gaza após o início do conflito na região e embarcaram ao Brasil a partir do Cairo.
Apesar de possuírem visto de turismo válido, emitido por autoridades consulares brasileiras no Egito, a família não recebeu autorização para ingressar no país e permanece em situação de retenção no aeroporto, sem informações sobre possível deportação.
Na sexta-feira (17), foi formalizado um pedido de refúgio junto ao Comitê Nacional para os Refugiados, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até o momento, não houve retorno sobre a solicitação.
A situação é considerada delicada, especialmente por questões de saúde. Etimad está grávida de três meses e apresenta quadro de anemia, enquanto a criança também enfrenta problemas médicos.
A família conta com uma rede de apoio no Brasil. Uma amiga, Nahla Elrifai, afirma ter preparado uma residência completa para recebê-los em São Paulo, com móveis, alimentos e itens básicos. Segundo ela, a estrutura foi organizada com recursos enviados pelos próprios familiares.
O advogado Willian Fernandes ingressou com uma ação judicial com pedido de urgência para garantir a entrada imediata da família no país, permitindo que aguardem em liberdade a análise do pedido de refúgio.
O caso segue sem definição e depende de avaliação das autoridades migratórias e do governo federal.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo