Após desembarque, cadela desaparece e gera desespero entre tutores e passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos

William Oliveira Publicado em 10/07/2025, às 11h41
Na última segunda-feira (7), a cadela Esperança passou por momentos de angústia ao desaparecer no Aeroporto Internacional de Guarulhos, após desembarcar de um voo vindo de Lisboa. A tutora, Jaqueline Ramos, relatou em entrevista ao g1 que a caixa de transporte chegou danificada e vazia.
Esperança viajava com uma amiga de Jaqueline e deveria ser recebida pela mãe da tutora logo após o desembarque. Todos os trâmites — documentação, pesagem e inspeção por raio-X — foram realizados corretamente. No entanto, segundo Jaqueline, houve negligência por parte de funcionários da TAP Air Portugal no momento do embarque.
Ela contou que entregou lacres plásticos para garantir a segurança da caixa e que um funcionário prometeu utilizá-los. Ainda assim, a caixa teria apresentado problemas na porta. O agente disse que resolveria a questão e pediu que ela deixasse o local.
Após o pouso, Alexia — que acompanhava a cadela — informou que o animal havia desaparecido dentro do aeroporto. “Fui buscar a caixa e ela estava vazia. O funcionário ignorou minha preocupação e não ajudou nas buscas”, relatou.
Com crianças pequenas a tiracolo, Alexia disse não ter recebido apoio nem da companhia aérea nem da equipe do aeroporto. Já a mãe de Jaqueline, que aguardava do lado de fora, entrou no terminal e começou a procurar pela cadela com ajuda de funcionários e passageiros.
“Minha mãe começou a orar pedindo para São Francisco de Assis trazer a Esperança de volta. Quase imediatamente, ela viu a cadela correndo na área externa do terminal”, contou Jaqueline. Esperança estava sendo enxotada por funcionários quando reconheceu a voz da mãe da tutora e correu em sua direção.
A caixa de transporte foi devolvida com o lacre rompido e a porta danificada. “Acharam que estavam ajudando, mas só encontramos a Esperança graças aos nossos próprios esforços”, afirmou Miriam Áurea, mãe de Jaqueline.
Em nota, a administração do aeroporto informou que a responsabilidade sobre o transporte de animais é das companhias aéreas ou empresas contratadas. A GRU Airport também negou ter sido acionada para ajudar nas buscas.
Jaqueline, que pretende voltar ao Brasil após sete anos vivendo em Portugal, classificou a experiência como devastadora. “Passei a noite em claro, sem respostas. Foi desesperador saber que ela estava perdida, assustada e sozinha”, lamentou.
Vale lembrar que não é a primeira vez que um caso como esse ocorre em Guarulhos. Em 2021, a cadela Pandora também escapou durante uma conexão e só foi encontrada 45 dias depois, mobilizando voluntários e a companhia aérea.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação