Diário de São Paulo
Siga-nos
AGRO

Durante evento agro, Tarcísio anuncia programa de regularização fundiária

O governador de São Paulo ainda afirmou que irá acabar com o conflito de terras

22º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Imagem: Reprodução | Jovem Pan News
22º Congresso Brasileiro do Agronegócio - Imagem: Reprodução | Jovem Pan News

Marina Roveda Publicado em 08/08/2023, às 08h00


O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado nesta segunda-feira (7) em São Paulo, trouxe à tona uma visão otimista para o setor, destacando sua importância fundamental no cenário econômico nacional. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, dirigiu-se aos produtores e reafirmou a relevância contínua do agronegócio para o crescimento do país. Ele ressaltou que, sem a agricultura, o próximo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não encontraria base para existir.

No momento que estamos falando de PAC, qual é o papel da agropecuária para acelerar a economia, gerar emprego e gerar oportunidades? É incorporar outros 40 milhões de hectares, só que ao invés de esperarmos 50 anos, fazermos isso em dez anos. É possível? Claro que é possível. Já estamos fazendo isso na ordem de 2 milhões de hectares por ano. Portanto, se falarmos em 40 milhões em dez anos, são 4 milhões de hectares por ano. Qual a diferença? Não precisamos fazer isso sobre a floresta”.

Fávaro expôs a visão de que a agropecuária desempenha um papel crucial na aceleração econômica, geração de empregos e criação de oportunidades. Em sua fala, ele salientou o potencial de incorporação de 40 milhões de hectares em um período de dez anos, um feito que, segundo o ministro, pode ser alcançado com a colaboração do setor agropecuário. O destaque está na busca por um crescimento sustentável, sem afetar as áreas florestais.

Em meio às conversas com a imprensa, Fávaro também comentou sobre a nova ordem mundial que se desenha e a crescente atração de recursos globais para o Brasil. Ele enxerga a nação como uma garantia de segurança alimentar para o mundo, enaltecendo as diversas potencialidades de mercado. O ministro destacou a abordagem diversificada, com ênfase no grupo BRICS, demonstrando o compromisso do país em explorar múltiplas oportunidades.

A participação do ministro no congresso sucede uma recente viagem à Ásia e ao Oriente Médio, onde ele buscou fortalecer os laços comerciais do Brasil. Um dos resultados dessa empreitada é o ajuste que o Japão promoverá no protocolo relacionado à gripe aviária, visando encerrar a suspensão de importação de frango e ovos brasileiros. Fávaro expressou otimismo quanto às novas regras que estão em processo de formalização.

O evento também contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que reforçou a determinação do Brasil em assumir seu papel como potência mundial no setor agrícola. Tarcísio anunciou um ambicioso programa de regularização fundiária em São Paulo, visando solucionar conflitos de terra e assegurar direitos de propriedade.

É um absurdo que ainda hoje a gente discuta, por exemplo, direito de propriedade. Inspirado no que eu vi acontecer no governo passado, do nosso presidente Bolsonaro, a gente aqui em São Paulo vai promover um grande programa de regularização fundiária (…) Entregaremos muitos títulos, para o grande produtor, para o médio produtor, mas também títulos para os assentados”.

Compartilhe  

últimas notícias