Casos inusitados incluem gastos de deputados fora do Brasil, como Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, que registraram despesas em combustíveis

por Marina Milani
Publicado em 25/12/2025, às 14h28
Os deputados federais de São Paulo consumiram R$ 1,9 milhão em combustíveis ao longo de 2025, segundo dados públicos da Câmara dos Deputados. O valor corresponde a 7% de toda a cota parlamentar utilizada pela bancada paulista no ano, que totalizou R$ 27,3 milhões, sem contar salários e despesas das equipes.
Para dimensionar o gasto, considerando o preço médio do litro da gasolina em São Paulo (R$ 6,05, segundo a Petrobras), seria possível atravessar o estado de Rosana a Queluz, uma distância estimada de 983 km , 4.547 vezes. Se convertido em quilometragem média (consumo de 14 km/l), o montante permitiria rodar mais de 318 mil quilômetros.
A compra de combustível aparece na quinta posição entre os tipos de despesa custeados pela cota. A maior fatia foi direcionada à divulgação de atividades parlamentares.
| Tipo de gasto | Valor | Percentual |
|---|---|---|
| Divulgação da atividade parlamentar | R$ 10,9 milhões | 40% |
| Manutenção de escritório | R$ 4,9 milhões | 18% |
| Aluguel de veículos | R$ 4,2 milhões | 15% |
| Passagens aéreas | R$ 3,5 milhões | 13% |
| Combustíveis | R$ 1,9 milhão | 7% |
| Outros | R$ 1,6 milhão | 6% |
Pela regra da cota, os parlamentares podem solicitar reembolso para despesas relacionadas ao mandato, como deslocamentos, bilhetes aéreos, telefonia, itens de escritório e material de divulgação. O pagamento pode ser solicitado até três meses depois do gasto.
Dos 70 deputados paulistas, 65 usaram a cota para abastecer veículos em 2025. Oito deles ultrapassaram a marca dos R$ 50 mil, com destaque para:
Fausto Pinato (PP) — R$ 87,9 mil
Marangoni (União) — R$ 84,5 mil
Jonas Donizette (PSB) — R$ 61,9 mil
Adilson Barroso (PL) — R$ 61,8 mil
Delegado Paulo Bilynskyj (PL) — R$ 60,6 mil
Juliana Cardoso (PT) — R$ 56,9 mil
Capitão Augusto (PL) — R$ 56,5 mil
Gilberto Nascimento (PSD) — R$ 54,6 mil
Há também casos pontuais. Mesmo sem estar no Brasil desde maio, o gabinete de Carla Zambelli (PL) registrou R$ 24,5 mil em despesas de combustível. Eduardo Bolsonaro (PL), que vive nos Estados Unidos desde fevereiro, gastou R$ 1,5 mil. Já Guilherme Derrite (PP), licenciado para atuar como secretário de Segurança Pública de São Paulo, registrou apenas R$ 200.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça