Sem previsão de chuvas, cenário lembra crise de 2014 e gera preocupação
Sabrina Oliveira Publicado em 27/09/2024, às 10h36
A Região Metropolitana de São Paulo enfrenta um cenário de alerta em relação ao abastecimento de água. Os principais reservatórios que compõem o sistema de fornecimento de água da capital e municípios vizinhos operam com menos da metade de sua capacidade total. De acordo com dados da Sabesp, o índice registrado na última quinta-feira (26) foi de 49,9%, inferior ao observado no mesmo período de 2013, que precedeu a crise hídrica mais severa da última década.
A seca prolongada e a falta de chuvas abundantes na região, aliadas ao fenômeno climático El Niño, têm impactado negativamente o volume de água armazenado. O Sistema Cantareira, um dos principais mananciais, está na faixa de "atenção", com apenas 42% da chuva esperada para o período de abril a agosto sendo registrada.
Especialistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertam que, caso o cenário de baixa precipitação persista, o reservatório poderá chegar a março de 2025 com apenas 29% de sua capacidade, entrando na faixa de "restrição".
Para Ana Paula Fracalanza, professora do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), a situação é preocupante. "Estamos enfrentando uma seca severa que não deve se resolver tão cedo. O consumo consciente é essencial, pois o risco de desabastecimento para as regiões mais vulneráveis é real", alerta.
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
VINGANÇA! Homem é preso por matar assassino da esposa
VÍDEO - mulheres que faziam sexo no meio da praia são atingidas por areia
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Brasil é hexa campeão na Copa do Mundo de Futsal
Mulher cai em buraco escondido por santinhos no interior de São Paulo
Homem é baleado em São Carlos; polícia já está com o suspeito
Marçal tem nova conta no Instagram derrubada em menos de 5 horas