Aviso de grande perigo do Inmet segue válido; interior paulista supera 40 °C e alívio depende da chegada da chuva

Gabriela Nogueira Publicado em 29/12/2025, às 11h23
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou até esta terça-feira (31) o alerta de calor de grande perigo, o nível mais elevado da escala adotada pelo órgão. A atualização mantém sob aviso áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas seguem muito acima da média histórica e representam risco à saúde.
Nos últimos dias, a onda de calor ganhou força especialmente no Sudeste. Levantamentos meteorológicos indicam desvios superiores a 7 °C em relação ao padrão esperado para esta época do ano em algumas capitais. Na cidade de São Paulo, os termômetros alcançaram valores inéditos desde o início da série histórica do Inmet, em 1961.
O calor intenso também se espalhou pelo interior paulista. Municípios como Pedro de Toledo, Miracatu e Itaóca registraram máximas acima dos 40 °C, cenário que tem provocado desconforto térmico elevado e aumentado a preocupação com desidratação, insolação e agravamento de doenças preexistentes.
A previsão inicial indicava um possível enfraquecimento do calor já no início da semana, mas a dinâmica atmosférica alterou o cenário. Segundo os meteorologistas, a tendência agora é de manutenção das temperaturas extremas até pelo menos terça-feira (31), com chance de alívio mais consistente a partir de quarta.
A mudança no tempo deve ocorrer com a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, que favorece a formação de instabilidades. Esse sistema deve estimular a ocorrência de chuva em uma faixa que se estende do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, além de áreas do Norte do país.
Entre as capitais, Florianópolis aparece com previsão de volumes elevados de precipitação, podendo chegar a cerca de 80 milímetros, o que aumenta o risco de alagamentos e outros transtornos. Em outras regiões, a chuva deve ocorrer de forma mais irregular, em pancadas rápidas.
Com o avanço das instabilidades, a expectativa é de que a onda de calor seja interrompida, dando lugar a temperaturas mais típicas do verão. O calor permanece, mas sem os extremos observados nos últimos dias.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio