Expansão do metrô, ônibus elétricos e trem intercidades ganham fôlego no novo PAC

Gabriela Thier Publicado em 29/11/2024, às 17h54
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizou, na última sexta-feira, acordos de financiamento com o estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista, totalizando R$10,65 bilhões. Esses contratos visam impulsionar projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, inseridos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As iniciativas contemplam a ampliação da rede metroviária, a aquisição de ônibus elétricos, a construção de um trecho do Rodoanel e o desenvolvimento do trem intercidades que ligará São Paulo a Campinas.
Aloysio Mercadante, presidente do BNDES, destacou que o montante investido nos novos contratos representa quase metade dos R$23 bilhões destinados ao estado nos últimos dez anos. Durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mercadante enfatizou o esforço significativo envolvido na concretização destes financiamentos.
Mercadante elogiou o comprometimento do presidente Lula com os princípios republicanos e sua disposição para cooperar com líderes políticos de diferentes espectros, citando a colaboração com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, ambos representantes da oposição ao governo federal. "É assim que a gente vai melhorar esse país", afirmou.
Entre os contratos firmados, destaca-se o acordo de R$2,5 bilhões com a Prefeitura de São Paulo para a compra de 1.300 ônibus elétricos fabricados no Brasil. O prefeito Ricardo Nunes salientou que essa medida é crucial para as estratégias de mitigação das mudanças climáticas no país. Além disso, a parceria possibilitará à prefeitura direcionar recursos próprios para outras iniciativas, beneficiada por taxas de juros reduzidas oferecidas pelo BNDES.
Nunes ressaltou que uma significativa parcela das emissões de dióxido de carbono na cidade provém dos veículos em circulação, especialmente dos ônibus movidos a diesel. Com uma frota composta por 12 mil unidades, a transição para veículos não poluentes contribuirá não apenas para melhorar a qualidade do transporte público e reduzir doenças respiratórias, mas também para proteger o meio ambiente.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump