Diário de São Paulo
Siga-nos
Temperatura

Após frio intenso, Brasil passa por uma nova onda de calor

Mais da metade das capitais ultrapassam os 30°C

Após frio intenso, Brasil passa por uma nova onda de calor - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
Após frio intenso, Brasil passa por uma nova onda de calor - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas

Gabrielly Bento Publicado em 16/08/2024, às 11h17


Uma nova onda de calor está chegando no Brasil, elevando as temperaturas em diversas regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras podem registrar temperaturas máximas acima dos 30°C, com previsão de que os termômetros continuem subindo nos próximos dias.

Segundo o Metropoles, o Climatempo afirma que uma intensa massa de ar quente está se estabelecendo na parte central do país, contribuindo para o aumento das temperaturas e gerando uma variação térmica em algumas áreas.

A partir deste sábado (17), o clima seco e quente vai se intensificar, levando a um aumento significativo das temperaturas. No entanto, a onda de calor será oficialmente iniciada no domingo, 18 de agosto. Esse período de calor elevado deve continuar, pelo menos, até a próxima quinta-feira (22).

A massa de ar quente e seco, que se estabeleceu sobre o Centro-Sul do país, é a principal responsável por esse aumento significativo nas temperaturas. Essa condição atmosférica, aliada à baixa umidade do ar, favorece a sensação térmica ainda mais elevada.

Compartilhe