Dados apontam alta nas mortes em 2024, com destaque para a Região Metropolitana

Gabriela Thier Publicado em 09/12/2024, às 19h03
Em 2019, uma média de sete pessoas perderam a vida em acidentes rodoviários no estado de São Paulo. Entre janeiro e outubro de 2024, observou-se um crescimento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos primeiros dez meses de 2023, ocorreram 1.939 óbitos em acidentes. Este ano, essa quantidade aumentou para 2.169.
O aumento foi ainda mais expressivo na Região Metropolitana de São Paulo: 17%. Entre janeiro e outubro de 2023, ocorreram 355 óbitos, comparados com 417 no mesmo intervalo de 2024.
A Artesp, encarregada de supervisionar as estradas concedidas ao setor privado no estado de São Paulo, declarou que, no período de 2020 a 2023, conseguiu diminuir os acidentes em 48% e as mortes em 51% na rede concedida.
Por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública reafirmou que a Polícia Militar conduz operações para detectar condutores conduzindo sob o efeito de álcool.
De acordo com a secretaria, de janeiro a outubro deste ano, foram realizadas 4.008 ações em todo o Estado, onde 258.515 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, resultando em 100 autuações em flagrante. Adicionalmente, 20.246 condutores se recusaram a fazer o teste e foram multados.
A pesquisa realizada pelo Bom Dia São Paulo, da TV Globo, utilizou dados do Infosiga.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Presidente da CBF veta uniforme vermelho e goleiros do Brasil usarão verde contra a Escócia