Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Vídeo mostra como ficou o carro de filha de ‘guru de Putin’ após explosão; assista

Autoridades suspeitam que o ataque foi planejado com antecedência

Daria Dugina e seu pai, o filósofo Alexander Dugin, apontado pela mídia como um dos mentores de Vladimir Putin - Imagem: Reprodução/Telegram e Facebook
Daria Dugina e seu pai, o filósofo Alexander Dugin, apontado pela mídia como um dos mentores de Vladimir Putin - Imagem: Reprodução/Telegram e Facebook

Redação Publicado em 22/08/2022, às 11h46


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o carro onde estava Daria Dugina, filha do ultranacionalista Alexander Dugin - considerado o "guru" do presidente russo Vladimir Putin - logo após a explosão que a matou nos arredores de Moscou. O incidente aconteceu no último sábado (20).

As imagens apresentam os estragos provocados pela bomba, especialmente o fogo alto e a fumaça que tomou o local. Apesar do primeiro impacto, o carro parece continuar a explodir. Diante do caos, muitas pessoas observam ao redor das chamas. Também podem ser ouvidas ao fundo os sons das sirenes da polícia e do Corpo de Bombeiros.

Um outro vídeo mostra o momento em que Alexander Dugin, 60 anos, apareceu na rua e ficou em choque com a cena. Nesse registro, os destroços do carro são mais evidentes e as autoridades podem ser vistas chegando às pressas ao local.

Daria estava em um Toyota Land Cruiser, que pertencia ao pai. Segundo a agência de notícias Reuters, há uma suspeita de que uma bomba tenha sido plantada no lado de fora do veículo, abaixo do assento do motorista.

O ataque teria sido planejado com antecedência e tinha Alexander como alvo, apontaa agência de notícias russa Tass. Antes, pai e filha estavam em um festival nacionalista chamado "Tradições"..

Os aliados do presidente Vladimir Putin sugeriram que a Ucrânia pode estar por trás do atentado. O governo de Volodymyr Zelenskyy negou qualquer envolvimento, segundo a Reuters. "Não somos um Estado terrorista", disse Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, à TV local.

Sem respostas

As autoridades russas informaram que estão investigando a morte de Daria Dugina como homicídio. No entanto, existe suspeita de que o ataque tenha sido planejado com antecedência.

Denis Pushilin, líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia, acusou as forças ucranianas pela explosão. "Terroristas do regime ucraniano tentaram liquidar Alexander Dugin, mas mataram sua filha", escreveu ele em sua conta no Telegram.

Já a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria V. Zakharova, disse que se for comprovado o envolvimento da Ucrânia no assassinato, serão tomadas medidas severas por parte do governo russo.

"Então teremos que falar sobre a política de terrorismo de Estado adotada pelo regime de Kiev”, disse. "Estamos esperando pelos resultados da investigação".

Até o momento, ninguém reivindicou a autoria do ataque.

Saiba quem foi Dugina

Daria Platonova Dugina tinha 29 anos e é descrita atuava como jornalista e cientista política, segundo o Comitê Investigativo russo. Ela era editora-chefe do site United World International (UWI), que defendia a invasão militar russa à Ucrânia, quando o país cogitou entrar para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Como comentarista do canal de TV nacionalista Tsargrad e do site Movimento Eurasiano Internacional, ela também expressava com veemência seus pontos de vista favoráveis á política de Putin.

Em março, Dugina foi um dos alvos de sanções por parte dos Estados Unidos, quando ela foi apontada como uma colaboradora para a desinformação sobre a guerra na Ucrânia. Quatro meses depois, em julho, ela também sofreu sanções do Reino Unido pelo mesmo motivo, segundo o jornal norte-americano The New York Times.

"[Dugina é] Autora frequente de desinformação em relação à Ucrânia e à invasão da Ucrânia pela Rússia em várias plataformas online", declarou o governo britânico na época.

Alexander Dugin, pai de Dugina, conta com uma forte influência sobre o presidente russo Vladimir Putin. Por conta disso, o analista político tem sido alvo de críticas e especulações de opositores.

Muitos especialistas indicam que Dugin representa também a ala ideológica do sistema defendido por Putin, especialmente pela significativa relação entre eles. Desse modo, ele é considerado o “cérebro de Putin”. No entanto, outros intelectuais afirmam que Dugin não tem tanta relevância para o presidente russo no cenário político.

Apesar disso, Dugin é uma figura bastante rejeitada pelos opositores de Putin na Rússia e em outros países que possuem atritos com o político. Nos últimos anos, a Ucrânia baniu vários livros dele.

Compartilhe  

últimas notícias