Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Trump se posiciona sobre tema polêmico e frustra eleitores

Candidato republicano ressaltaou a importância da decisão estadual sobre o aborto

Donald Trump. - Imagem: Reprodução | X (Twitter)
Donald Trump. - Imagem: Reprodução | X (Twitter)

por Marina Milani

Publicado em 09/04/2024, às 09h27


O ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou sua crença de que as leis relativas ao aborto devem ser decididas pelos estados, em vez de uma imposição federal. Em declarações nesta segunda-feira (8), Trump destacou que os estados devem ter autonomia para determinar suas políticas sobre o aborto, seja por votação popular ou legislação local.

"Acredito firmemente que, agora que o aborto é legal, os estados devem ter o direito de decidir por si próprios, seja por votação ou legislação. O que quer que decidam deve ser a lei do país, neste caso, a lei do estado", afirmou Trump em um vídeo compartilhado em suas redes sociais.

A posição de Trump vem em meio a debates acalorados nos Estados Unidos sobre o tema do aborto, especialmente após uma decisão recente da Suprema Corte que transferiu para os estados o poder de proibir a prática. Com a alteração da composição conservadora da Suprema Corte, as discussões sobre o aborto ganharam ainda mais relevância e devem desempenhar um papel central nas eleições presidenciais previstas para novembro.

Trump enfatizou que sua administração foi responsável por indicar juízes conservadores para a Suprema Corte, o que culminou na decisão de 2022 que revogou o direito federal ao aborto. Desde o início de sua campanha presidencial, Trump tem evitado abordar diretamente o tema do aborto, mas sua recente declaração lança luz sobre sua posição e suas intenções para o futuro.

O Partido Republicano tem buscado articular uma mensagem coesa em meio às implicações políticas da decisão da Suprema Corte em 2022, que anulou a histórica decisão Roe vs. Wade de 1973. A nomeação de juízes conservadores para a Suprema Corte durante o mandato de Trump tem sido um ponto focal nesse debate. 

Compartilhe  

últimas notícias