Diário de São Paulo
Siga-nos

Tribunal dos EUA aceita pedido da Gol para investigar a conduta da Latam

Advogados da Gol solicitam investigação sobre possível violação da lei de falências pela concorrente Latam Airlines

Aviões da Gol e Latam. - Imagem: Divulgação / AEROin
Aviões da Gol e Latam. - Imagem: Divulgação / AEROin

Marina Milani Publicado em 14/02/2024, às 08h53


Um tribunal de Justiça dos Estados Unidos acatou parcialmente na segunda-feira (12) o pedido da Gol Linhas Aéreas de proteção e investigação contra a conduta da Latam Airlines durante o processo de recuperação judicial da empresa.

Durante uma audiência em Manhattan, o advogado da Gol, Andrew Leblanc, informou ao juiz de falências dos EUA, Martin Glenn, que a empresa necessitaria investigar se a conduta da Latam violava a lei de falências do país.

Leblanc destacou que a Gol sente estar sob ataque por parte de um concorrente no mercado. Em resposta, Glenn solicitou que a Latam fornecesse documentos e disponibilizasse três de seus executivos para entrevistas com os advogados da Gol. O juiz ainda expressou incredulidade diante da possibilidade de ser mera coincidência o início do processo de contratação de novos funcionários pela Latam no dia seguinte ao pedido de falência da Gol.

A Gol acusou a Latam de tentar adquirir arrendadores, aviões e pilotos imediatamente após protocolar a petição do Capítulo 11. Segundo a Gol, a conduta da Latam também envolveria tentativas de desencorajar agentes de viagens a reservar voos de clientes com a Gol.

Em resposta, a Latam declarou estar em contato permanente com todas as partes interessadas relevantes em matéria de frota, buscando garantir capacidade necessária para atender demandas contínuas e de longo prazo.

O pedido de recuperação judicial da Gol foi aceito pelo Tribunal de Falências de Nova York em 26 de janeiro. Com isso, credores ficam impedidos de obter bens ou propriedades da companhia aérea, além de suspender ações contra a empresa.

A Gol anunciou que, por meio do Chapter 11, terá acesso a um financiamento de US$ 950 milhões, buscando reestruturar suas obrigações financeiras e fortalecer sua estrutura de capital para garantir sustentabilidade a longo prazo. Apesar do processo, a empresa informou que todos os voos operam conforme programado e as passagens e reservas permanecem válidas, garantindo também a continuidade do programa de fidelidade Smiles.

Compartilhe  

últimas notícias