Diário de São Paulo
Siga-nos
Momento Histórico

Políticos e celebridades homenageiam Elizabeth II após a morte; veja as declarações

Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8)

Rainha Elizabeth II - Imagem: Reprodução/Facebook
Rainha Elizabeth II - Imagem: Reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 08/09/2022, às 16h18


O mundo está de luto pela morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, na tarde desta quinta-feira (8).

O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham, pelas canais oficiais, de que a monarca havia falecido no Castelo de Balmoral, na Escócia.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã".

A notícia veio poucas horas depois que o Buckingham declarou que a monarca havia sido colocada sob supervisão médica. Em declaração à imprensa britânica, os médicos da ranha manifestaram "preocupação" com o bem-estar dela.

Charles, 73 anos, agora é o novo rei do Grã Bretanha e assume o nome de Charles III. Após a morte da mãe, ele divulgou sua própria declaração, dizendo que a morte de sua "amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família".

E acrescentou: "Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e uma Mãe muito amada. Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo."

“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”, concluiu.

Em decorrência de seu estado de saúde, a rainha tinha cancelado suas reuniões virtuais na noite de quarta-feira (7). Charles e Camilla viajaram para Balmoral para ficar ao lado da rainha. Outros membros da família, incluindo o príncipe William, também foram para a Escócia na manhã desta quinta-feira (8).

A rainha se recuperou da Covid-19 no início deste ano em fevereiro. Mas, sua saúde em declínio nos últimos anos tem sido motivo de preocupação.

Em junho, durante o Jubileu de Prata, marcando seus 70 anos no trono, a rainha Elizabeth II fez uma aparição em uma varanda do Palácio de Buckingham durante o desfile. No entanto, ela não compareceu ao resto das celebrações.

Nos últimos anos, o príncipe Charles desempenhou muitos de seus deveres públicos – desde conferir títulos de cavaleiro, viajar para o exterior e até mesmo a abertura estadual do Parlamento.

No ano passado, em abril, o marido da rainha por 73 anos, o príncipe Philip, morreu pouco antes de completar 100 anos.

Elizabeth subiu ao trono aos 25 anos em 1952, após a morte abrupta de seu pai, o rei George VI.

Durante seu longo reinado, a rainha ajudou o Reino Unido a navegar por muitas turbulências políticas, sociais e econômicas - desde o rescaldo da Segunda Guerra Mundial à soberania dos Estados-nação à descolonização de territórios no sul da Ásia, como Paquistão e Sri Lanka, até a retirada do Reino Unido da União Europeia... e mais recentemente a pandemia global de Covid-19.

Após a notícia de sua morte, pessoas em todo o mundo lamentaram nas mídias sociais – incluindo políticos, líderes globais e celebridades.

“Foi com o coração mais pesado que soubemos da morte da soberana que mais tempo reinou no Canadá, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II”, escreveu o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. "Ela foi uma presença constante em nossas vidas - e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história de nosso país. Ao olharmos para trás em sua vida e seu reinado que durou tantas décadas, os canadenses sempre se lembrarão e apreciarão o amor de Sua Majestade. sabedoria, compaixão e cordialidade. Nossos pensamentos estão com os membros da Família Real durante este período mais difícil."

Em uma declaração postada no Instagram, Elton John - que foi nomeado cavaleiro pela rainha em 1998 - escreveu: "Juntamente com o resto da nação, estou profundamente triste ao ouvir a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth. presença inspiradora para estar ao redor e liderar o país através de alguns de nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência e um genuíno carinho”. Ele acrescentou: "A rainha Elizabeth tem sido uma grande parte da minha vida desde a infância até hoje e sentirei muito a falta dela".

Nas redes sociais, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, também lamentou a morte da rainha: "Como muitos, Michelle e eu estamos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade e estamos impressionados com seu legado de serviço público incansável e digno".

Veja abaixo outras homenagens à Elizabeth II feitas por celebridades nas redes sociais:

Compartilhe  

últimas notícias