Diário de São Paulo
Siga-nos
Ao infinito e além!

NASA adia lançamento de foguete 'Artemis 1', veja nova data

O adiamento ocorreu após técnicos constatarem superaquecimento no motor

O adiamento ocorreu após técnicos constatarem superaquecimento no motor - Imagem: Divulgação NASA
O adiamento ocorreu após técnicos constatarem superaquecimento no motor - Imagem: Divulgação NASA

João Perossi Publicado em 29/08/2022, às 12h07


O primeiro lançamento da missão Artemis 1, parte do ambicioso projeto da agência espacial estadunidense NASA para botar mais uma vez os pés na Lua, estava marcado para esta segunda-feira  (29) às 9h33, mas precisou ser adiado.

A contagem regressiva foi interrompida 40 minutos antes do lançamento, quando técnicos detectaram um vazamento de hidrogênio, combustível utilizado pelo imenso foguete, e superaquecimento nos motores RS-25, responsáveis por lançar a nave ao espaço.

A janela de lançamento foi extendida até 11h33, mas a agência confirmou o cancelamento do lançamento, devido à imprevisibilidade do motor com vazamento. Porém, a agência garante que o foguete já está estável.

"Nós não lançaremos até que esteja tudo certo", afirmou o administrador da NASA Bill Nelson. "É uma máquina complicada, um sistema complicado. Não acenderemos a vela até que esteja pronto para ir", completou Nelson.

Os controladores da missão já reunem dados meteorológicos para decidir a próxima data de lançamento, que pode ocorrer nessa sexta-feira (2). Outra data possível é a próxima segunda-feria (5), mas o lançamento segue sendo estudado com cautela.

Isso porque, embora o vazamento possa ser corrigido, começa nessa semana a temporada de tempestades na Flórida, estado mais ao sul do país, em que a plataforma de lançamento foi montada. Condições climáticas desfavoráveis colocam em risco o sucesso do lançamento que serve de teste, uma vez que o foguete não será tripulado.

A missão Artemis 1 é bastante simbólica para os estadunidenses: Fazem 50 anos desde que a missão Apollo 17 colocou norte-americanos na superfície da Lua pela última vez.

Milhares de pessoas acompanhavam a contagem regressiva ao vivo no canal do Youtubeda agência, e pedestres já se reuniam nos entornos do foguete para acompanhar o lançamento histórico do Programa Artemis.

Compartilhe  

últimas notícias