Diário de São Paulo
Siga-nos
FRANÇA

Macron escolhe Michel Barnier como novo premiê francês

Decisão foi divulgada após o presidente rejeitar o nome sugerido pela esquerda francesa

Macron escolhe Michel Barnier como novo premiê francês - Imagem: Reprodução / Instagram / @michelbarnier_
Macron escolhe Michel Barnier como novo premiê francês - Imagem: Reprodução / Instagram / @michelbarnier_

William Oliveira Publicado em 05/09/2024, às 10h36


Nesta quinta-feira (5), o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou o conservador Michel Barnier como o novo primeiro-ministro do país, após a renúncia de Gabriel Attal do cargo.

Veterano na política francesa, Barnier já foi por quatro vezes ministro da França. Aos seus 73 anos, Michel Barnier se tornará o premiê mais velho da história do país, ao suceder Gabriel Attal, o mais jovem a assumir o cargo.

A decisão de Macron foi divulgada após um desempenho ruim de seu partido para o Parlamento Europeu, que consagrou uma vitória surpreendente da esquerda em junho.

Apesar da escolha estar amparada pela legislação francesa, a decisão de Macron pode ter um alto custo político, tornando o presidente alvo de uma moção de censura no Parlamento. Caso a escolha seja reprovada, ele deve deixar o governo.

No momento, a aposta de Macron depende agora do Parlamento francês, que tem como maioria membros da esquerda, a vencedora do pleito. O Legislativo francês estava com atividades suspensas e deve ser retomado nos próximos dias.

Na última semana, Macron foi chamado pela esquerda francesa de "autocrata" ao rejeitar o nome sugerido pelo bloco vencedor, que argumentou que a sugestão atendia apenas aos interesses do bloco esquerdista. Caso o premiê escolhido fosse um opositor ao presidente, a França teria o chamado governo de coabitação, onde Macron acabaria perdendo sua autonomia para governar, e seu cargo ficaria limitado a poucas funções dentro do país.

Compartilhe